Demandas da Sede são apresentadas por lideranças em reunião com o prefeito

O prefeito Alex de Freitas iniciou neste segundo semestre um novo jeito de fazer contato com as comunidades. Vários encontros no gabinete estão ocorrendo nas sextas-feiras, sempre com a participação dos administradores regionais que acompanham os líderes comunitários e dos secretários municipais que estão mais perto dos serviços e pontuam as necessidades de cada bairro.

Nos encontros, o prefeito ouve e discute com as lideranças a possibilidade de atender, tempo de licitação, prazo de obras e a real capacidade financeira da Prefeitura. Na última sexta-feira, 10 de agosto, ele recebeu 11 lideranças da Região Sede. As solicitações mais comuns para a Sede foram serviços urbanos relacionados com problemas de chuvas, melhorias do trânsito, passando também por demandas de registros de escrituras de imóveis e de segurança pública.

Alex de Freitas saudou os moradores destacando que estes encontros são para aproximar a sua gestão das pessoas e saber mais claramente quais seus anseios, dúvidas e sugestões. “Sei que as manifestações são muitas. Estes encontros vão permanecer. Se fosse no início do meu mandato, ano passado, a maioria das demandas seriam de Saúde, mas como melhoramos a qualidade e aumentamos os atendimentos, leitos, cirurgias novas, a grande lacuna de serviços agora são urbanos, como trânsito, obras e mobilidade.”, destacou.

O administrador Regional da Sede, Wellerson Moraes, disse que fez um encontro no início deste ano com as lideranças, quando atualizaram as demandas de 2017.  “A Sede conta hoje com 68 bairros e cerca de 90 mil habitantes, portanto, estamos fazendo um novo plano de metas e resultados para acompanhar as demandas existentes e as informadas aqui hoje e suas soluções”, disse.

Avenida Maracanã vai encurtar tempo até Vargem das Flores

Quem iniciou as solicitações da Sede foi o padre Fernando dos Santos Andrade, pároco da Matriz de São Gonçalo. “O que nos une é a vontade e o dever de buscarmos o crescimento social e espiritual das pessoas, e este momento é de elencarmos o que aflige as comunidades em termos da qualidade de vida, do meio ambiente, segurança pública, etc.”

Na lista de demandas apresentada ao prefeito estão a regularização fundiária dos bairros Funcionários; a execução de projetos culturais e de esporte para ocupar a Praça da Jabuticaba pelas famílias, inibindo assim a ação de vândalos e a presença de mal intencionados. O padre Fernando também falou do grande desenvolvimento comercial do Centro Histórico. Lembrou da grande conquista para a Sede que é a obra da Avenida Maracanã que, após executada, ligará de forma mais rápida a Sede com a região de Vargem das Flores, protegendo assim o patrimônio histórico do Centro Cultural e da matriz de São Gonçalo, sem o trânsito pesado de ônibus e caminhões no miolo da Sede.

Segundo o prefeito, com a obras da Avenida Maracanã, cerca de 400 vias serão revitalizadas e várias obras de drenagem serão feitas pondo fim a problemas de inundações dos córregos e outros relacionados às chuvas, e, principalmente, trará um percurso mais rápido e seguro até os bairros da região de Vargem das Flores.  Trata-se de uma obra de R$ 300 milhões, com recursos financiados pelo município, que deverá ser entregue no final de 2020.

Principais Demandas

As demandas do bairro Três Barras foram citadas pelo presidente da Associação de Moradores, Marcos Paulo da Costa Marcelino, que solicitou melhor iluminação na praça local, que já foi revitalizada; uma autorização via termo de comodato para o funcionamento da sede da Associação; redutores de velocidades ou semáforos na entrada e saída do bairro. Também pediu que a prefeitura solucione a questão pendente do campo do Clube América. A respeito das questões mais simples que podem ser feitas sem licitação de obras, o prefeito solicitou o pronto atendimento aos assessores das respectivas áreas presente ao encontro.

Em relação ao campo do América, Alex disse que tem mantido negociações com a diretoria deste Clube de Futebol no sentido de solucionar, pois se trata de grande terreno nobre que poderá ser utilizado para um projeto voltado à área social, esportiva e educacional beneficiando a cidade como um todo. “Vamos definindo as alternativas e por fim, pretendemos solucionar em uma assembleia com os moradores do Três Barras”, disse ele.

Demandas de bairros no entorno do Chácaras Califórnia foram citadas pela vice-presidente da associação de moradores local, Aparecida das Dores Dias (Dorinha) e pelo voluntário José Magalhães de Freitas. Segundo eles, estes bairros vão se desenvolver muito com as obras da avenida Maracanã. “No local ainda há becos e vilas, mesmo depois da construção dos apartamentos. Precisamos criar projetos de esporte e de cultura para que estes jovens e crianças possam extravasar as energias e não fiquem à mercê das drogas e do tráfico”, disse José Freitas.

Já o presidente da Associação Dilson de Oliveira, Adriano Braz de Melo, solicitou em nome dos moradores a resolução dos problemas recorrentes causados pelas chuvas, principalmente, por causa do córrego Ibirapitanga. “Há moradores e empresários que acabam perdendo bens imóveis por causa das chuvas.”, informou.

Alex ressaltou que está ciente de que vários bairros da Região Sede ficaram sem serviços elementares por muitos anos, portanto, há um empenho do seu governo em buscar recursos financeiros que sanem esta lacuna antiga.

Festa de 150 anos da Capela de Santa Helena

Morador e representante do bairro Santa Helena, Walter Augusto Cruz, reforçou o convite já enviado ao prefeito para participar da Festa de 150 anos da Capela de Santa Helena, que é definida e tombada como Patrimônio Histórico juntamente com o prédio da Prefeitura e a Praça Presidente Tancredo Neves. Segundo ele, a programação iniciada no último sábado, 11 de agosto, segue por oito dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *