Lar Dom Paulo enfrenta dificuldades financeiras para cuidar de 44 idosos

“Os anos de nossa vida chegam a setenta ou a oitenta para os que têm mais vigor; entretanto, são anos difíceis e cheios de sofrimento, pois a vida passa depressa, e nós voamos”, Salmos 90-10.

A passagem bíblica faz menção ao trecho de uma oração de Moisés, que resume bem a vida inteira do Homem na Terra. Vivência que 44 idosos do Lar Dom Paulo revelam já ter passado.

Os cabelos brancos, as marcas na pele e os olhares ternos por afeto, não deixam dúvida: são homens e mulheres acima dos 70 anos, que moram no residencial, localizado na rua Antônio Marçal Muniz,  nº34, no bairro Fonte Grande, próximo ao centro de Contagem.

Um espaço, caprichosamente, bem cuidado e organizado, mesmo num período em que enfrenta grandes dificuldades financeiras.

O Lar Dom Paulo é uma instituição sem fins lucrativos, beneficente e que tem sofrido uma série de dificuldades econômicas, administrativa e estrutural para continuar abrigando os seus moradores. De acordo com o presidente da entidade, José Francisco, que não esconde o cansaço da luta pela causa, reforça que só Deus tem sustentado a obra social e tem sensibilizado os colaboradores. “Não tem sido fácil, nem com as ajudas que temos. Sinceramente, não sabemos até quando conseguiremos manter sem recursos, o Lar Dom Paulo aberto, para sanar as dívidas que a instituição possui. É doloroso ver que o futuro incerto”, lamentou José Francisco.

Dia a Dia

 O consumo de alimentos, medicamentos, itens de higiene pessoal, limpeza residencial, material de escritório, combustível, água, energia e outras demandas diárias é bastante elevado. O coordenador geral do Lar, Gleyson Anderson Ferreira, dá como exemplos o gasto de um botijão de gás em apenas três dias, o consumo de 5 kg de arroz e 3 kg de feijão a cada refeição, além dos insumos gastos, por dia: no mínimo com três quilos de sabão em pó, cerca de 300 fraldas para adultos e 200 pares de luvas látex.

Gleyson ressalta que o Lar ainda consegue controlar o consumo dos alimentos,  apesar da instabilidade das doações que chegam via particular ou de programas públicos. “Tem dia que chega muita coisa e o que sobra compartilhamos ou trocamos com outras instituições sociais. No entanto, tem dia que não chega nada. Deus é pai e tem sustentado, mas trabalhamos o hoje sem a projeção do amanhã. As doações que recebemos são fundamentais, mas infelizmente ainda insuficientes. Passamos por muitas dificuldades para manter o residencial aberto”, explica Gleyson.

O gerente, ainda, explica que a instituição tem hoje, somente com a Copasa e Cemig, um débito em contas atrasadas, que ultrapassa os R$5 mil, que já estão sendo ou foram negociadas com as companhias fornecedoras. “Recentemente tivemos a luz cortada, porque negociamos com a Cemig, mas o funcionário não tinha essa informação e não quis saber, cumpriu a ordem de corte da energia. Agora, imagina, nós aqui com 44 idosos e sem energia elétrica”, reiterou Gleyson.

Disposição

 Para manter o Lar Dom Paulo aberto, os integrantes da diretoria não tem medido esforços. A primeira secretária da instituição, Gilca Ferreira, explica que todos os membros da diretoria, além de alguns colaboradores, trabalham voluntariamente e não recebem salários ou qualquer quantia para prestarem os serviços.  No entanto, a instituição tem os funcionários registrados, que precisam receber os salários, além da obra ter de honrar seus compromissos financeiros.  “Se for preciso vou até para o semáforo pedir contribuição, pois não podemos ver nossos idosos passar necessidades. Gostaria, imensamente, que as pessoas viessem conhecer o Lar e ver de perto a nossa realidade”, pediu Gilca, emocionada.

Outro que não mede esforços para encontrar soluções é o vice-presidente, Márcio Luciano, que busca doações a pé, quando preciso, ou enfrenta o ônibus lotado com sacolas e caixas com doações.

Presidente da obra social José Francisco e a 1ª secretária Gilca Ferreira

 Dom Paulo

 A Associação de Diaconia da Pessoa Idosa é a responsável juridicamente pelo Lar Dom Paulo, que recebeu esse nome em homenagem ao Padre Paulo Lopes Faria da Paróquia Nª Sª da Piedade, no bairro das Indústrias. Durante seu ministério foi bem atuante no trabalho social e esse foi o motivo da homenagem. Inaugurada há três anos, no dia 13 de julho de 2015, a instituição vem enfrentando os desafios financeiros para se manter aberta.Quem puder ajudar o Lar Dom Paulo pode fazer contato para uma visita ao espaço pelo telefone 2564-3403.

Para colaborar financeiramente com a obra pode fazer o depósito bancário na Caixa Econômica Federal ou Lotérica – Agência: 1529; Operação: 003; Conta Corrente: 4673-0, em nome da Associação de Diaconia da Pessoa Idosa (ADPI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *