Prefeitura lança Selo de Integridade para empresas e inscrições já estão disponíveis

A Prefeitura de Contagem, por meio da Controladoria Geral, lançou no último dia 14, o Selo de Integridade, um prêmio de reconhecimento voltado a empresas que adotam uma gestão pautada na ética e segue padrões e normas de boa conduta.

Uma iniciativa inédita em nível municipal, o Selo de Integridade de Contagem vai ao encontro das prerrogativas da Lei Federal 12.846 conhecida como “lei da empresa limpa” e poderá ser um diferencial competitivo das empresas em suas relações comerciais.

As inscrições para as empresas que almejam o Selo estão abertas no período de 15/08 a 19/10 e estão disponíveis AQUI .

O Decreto nº 619 que versa sobre o Selo foi publicado no dia 14/08 no Diário Oficial do Município (DOC), podendo ser consultado AQUI.

O objetivo da Prefeitura com a certificação do Selo é fomentar uma cultura de integridade, prevenir a corrupção e promover a ética nas relações no meio comercial e de fornecedores.

Segundo o controlador geral da Prefeitura, Weber Dias Oliveira, a iniciativa municipal foi inspirada no ambiente atual exigido para os negócios e consonantes com o projeto Empresa Pró-Ética do Ministério da Transparência e da Controladoria Geral da União (CGU). O selo faz parte do programa de Compliance que a Prefeitura iniciou em 2017 com o objetivo de fortalecer e monitorar empresas no cumprimento da legislação. Todo processo de concessão do Selo, voltado a empresas de todos os portes, é gratuito.

A metodologia para a concessão do Selo é da Controladoria Geral da Prefeitura, por meio do Núcleo de Transparência e Prevenção à Corrupção.

Relações éticas e legais são anseios da população

Em frente a um público formado por empresários, palestrantes, entidades filantrópicas e estudantes que lotou o auditório do Centro das Indústrias de Minas Gerais (CIEMG), o prefeito Alex de Freitas, assinou o Decreto 619 instituindo o Selo.

“Desde o ano passado, quando assumimos a Prefeitura, estamos primando esta gestão frente à Prefeitura, pela transparência do serviço público junto à população, aos órgãos de controle externos e internos. A Controladoria Geral Municipal vem difundindo e auditando nossos órgãos internos, levando a importância da adoção da ética no serviço público que tanto almeja a sociedade”, salientou o prefeito.

Ao discorrer sobre pequenas atitudes que geram grandes mudanças e resultados, seja num ambiente escolar, de ações do poder público, empresa, funcionários, entre outros, o controlador geral da Prefeitura, Weber Dias Oliveira, destacou a importância da prática das boas condutas. “No caso de empresa, um selo assim vai agregar valor comercial, de ética moral e de responsabilidade social à sua imagem,  um valor que a sociedade tanto almeja, seja uma prática e cultura no setor privado, órgãos e pelas pessoas públicas”, salientou.

 “Boas maneiras começam de dentro para fora”

A experiência de implantação de um programa de Compliance foi exposta no evento pela gerente de Governança, Riscos e Compliance da Unimed, Vivian Nicele Andrade. Segundo ela, a Unimed, hoje com 4.740 colaboradores, começou a implementar o programa em 2014 e está certificada com os títulos: Inova Saúde, Alliance Integrity e com o selo Pró Ética, que tem o reconhecimento nacional.

Já o gestor de Risco e Conformidade para a Tecnologia da Informação da Fiat, João Paulo de Lima, disse que esta empresa, tem certificações como o Iso 9000, o OHSAS voltado para a área da saúde e meio ambiente e o título internacional Word Class Manufactory, que certifica a prática de boas práticas de condutas.  Atualmente, conta com cerca de 20 mil colaboradores incluindo o setor terceirizado.

Um dos empresários presentes, Reginaldo Almeida Sales, proprietário da RG Netimoveis, que atua também na diretoria do CDL/Contagem, disse que vem observando uma tendência e uma cultura cada vez maior de medidas mais rigorosas de condutas e práticas éticas junto ao cliente, no interior da empresa e no mercado, além da legislação pertinente que inibe e vem combatendo a corrupção. “Já temos programas parecidos com o que sugere o Compliance que são difundidos para a célula da Net em Contagem. Tenho interesse de participar do Selo em questão e vamos divulgá-lo junto aos associados do CDL/Contagem”, disse Reginaldo.

Confira o calendário do Selo de Integridade de Contagem:

14/08/18 – Lançamento do Selo de Integridade
15/08 a 19/10/18 – Inscrição e preenchimento do formulário via plataforma online
30/11/18 – Divulgação do resultado

Entrega do Selo de Integridade de Contagem – Data a definir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *