9ª Cavalgada da Paz e 4º Encontro de Carros de Bois resgata tradição na cidade

9Foi realizada em Contagem, a 9ª Cavalgada da Paz e 4º Encontro de Carro de Bois, evento, que tem como objetivo resgatar a cultura do homem do campo na cidade. Os participantes sairam da Fazenda do Gaúcho, no Quintas Coloniais, em direção ao bairro Parque São João.

A Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos, que deu início na Europa e África. Desta maneira, uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades.

E, para restaurar essa cultura, o vereador Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT) realiza há nove anos a promoção deste evento com a proposta de preservar, resgatar e popularizar as cavalgadas e desfile de carros de bois, em Contagem.

Neste ano, um momento de homenagem e fé tomou conta da Cavalgada que passou pela Comunidade dos Arturos, onde toda a comitiva prestou uma oração e homenagem ao senhor Antônio Maria da Silva (Capitão Regente de Reinado da Comunidade Quilombola dos Arturos), que faleceu a cerca de dois meses.

Depois, cavaleiros, amazonas e participantes seguiram o itinerário para o bairro Parque São João. A 9ª Cavalgada contou com diversas atrações musicais, dentre elas; Xaropinho dos Teclados, Serginho e Enzo, David Lucca e Trio Boka Kente. A apresentação ficou por conta do locutor de rodeios, Gabriel Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *