Ônibus itinerante vai distribuir Cartão Ótimo em quatro regionais

Divulgação

Serão emitidos gratuitamente os cartões Cidadão Identificado, Cidadão Não Identificado e Sênior

Para dar mais comodidade aos usuários do sistema de transporte coletivo municipal, a Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), promoverá a distribuição de bilhete eletrônico nas próximas semanas.

O ônibus itinerante do Cartão Ótimo ficará estacionado em uma localidade por semana. A ação teve inicio segunda-feira, dia 11, na regional Industrial e depois seguirá para as regionais Petrolândia, Riacho e Nacional. Serão emitidos gratuitamente os cartões Cidadão Identificado, Cidadão Não Identificado e Sênior. Para ter acesso ao serviço, o interessado deve apresentar comprovante de endereço e documento oficial com foto.

De acordo com a Transcon, cerca de 100 mil passageiros circulam diariamente nas linhas municipais e aproximadamente 73% deles utilizam o Cartão Ótimo para o pagamento da tarifa. O usuário escolhe como efetuar o pagamento: R$ 4,35 no Ótimo ou R$ 4,50 em dinheiro. O valor mais acessível no bilhete eletrônico é uma medida que facilita muito o dia a dia de passageiros e motoristas.

 

O Cartão Ótimo possui cinco modalidades.

Conheça as três que serão distribuídas na ação:

Cidadão Identificado: Qualquer pessoa acima de 18 anos pode adquirir essa modalidade, que é gratuita. Para isso, deve apresentar os originais da Carteira de Identidade, CPF e comprovante da residência atual. Em seguida, deve ler, preencher e assinar o Termo de Adesão, que será entregue no veículo itinerante. Nesta categoria, o bilhete eletrônico pode ser recarregado nos postos de venda autorizados ou no site do Cartão Ótimo. As recargas efetuadas via Internet devem ser pagas através de boleto bancário. Em caso de perda ou roubo, esse cartão poderá ser bloqueado através do site, e os créditos recuperados mediante solicitação de 2ª via.

Cidadão Não Identificado: Não requer cadastramento. É importante ressaltar que, nessa modalidade, os créditos eletrônicos inseridos no cartão não podem ser recuperados em caso de perda ou roubo.

Sênior: Essa categoria atende às pessoas acima dos 65 anos de idade. O Sênior oferece mais conforto e cidadania à população idosa, uma vez que permite transpor a roleta gratuitamente e escolher o assento de sua preferência. O recadastramento ocorre a cada 3 anos.

Confira o cronograma de ações do ônibus itinerante do Cartão Ótimo:

REGIONAL INDUSTRIAL

Data: 11 a 15/3

Local: CESU – Av. Amazonas, bairro Industrial

Segunda: 10h às 17h – Terça a sexta: 8h às 17h

REGIONAL PETROLÂNDIA

Data: 18 a 22/3

Local: Praça Irmã Maria Paula (rua Oleoduto com rua Refinaria União)

Segunda: 10h às 17h – Terça à sexta: 8h às 17h

REGIONAL RIACHO

Data: 25 a 29/3

Local: Praça Carlos Luz (rua Rio Verde com rua Rio Nilo)

Segunda: 10h às 17h – Terça à sexta: 8h às 17h

REGIONAL NACIONAL

Data: 1º a 5/4

Local: Rua Santa Maria com rua Regina

Segunda: 10h às 17h – Terça à sexta: 8h às 17h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *