CeasaMinas realiza a Semana do Produtor no entreposto de Contagem

Anderson Leôncio é um dos produtores que pretendem participar do mercado de flores – Foto Verlan A. Homem

A CeasaMinas iniciou, na terça-feira, dia 23, a Semana do Produtor Rural com uma programação voltada para o público que comercializa no entreposto de Contagem. Ao longo da semana, até sexta-feira,  dia 26, o público pode se vacinar gratuitamente contra caxumba, sarampo e rubéola (tríplice viral), hepatite B e tétano. Além disso, está havendo orientações sobre o Sistema IDHA, que permite a geração de rótulos, visando identificar a origem dos produtos (rastreabilidade). Uma área ainda foi montada para o comércio de flores. Também estão previstas palestras sobre certificação de frutas e hortaliças, rastreabilidade e rotulagem, logística e higienização de caixas plásticas. Todas as ações são realizadas junto ao plantão do Mercado Livre do Produtor (MLP).

A área de flores montada durante esta Semana do Produtor integra um projeto em discussão que prevê a implantação de um mercado permanente, no entreposto de Contagem. As reuniões para debater o tema têm ocorrido entre representantes da CeasaMinas, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e dos produtores. Ainda não há data para implantação do mercado de flores.

O floricultor Anderson Leôncio de Paula é um dos convidados a expor mercadorias durante esta semana. Ele e a família produzem por mês cerca de 30 mil sacos de mudas e mil vasos de flores para jardim, temperos e ervas, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ao todo, são aproximadamente cem variedades comercializadas para floriculturas e consumidores finais. A expectativa dele é poder dobrar a produção, com a possível abertura de um comércio de flores no entreposto.

Rastreabilidade

Um novo sistema de rastreabilidade para auxiliar o monitoramento e o controle de resíduos de agrotóxicos na cadeia produtiva de vegetais frescos destinados à alimentação humana passará a ser exigido no próximo dia 1º de agosto.

A Instrução Normativa Conjunta nº 2 (INC 02) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteciment (Mapa) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabelece a obrigatoriedade de que todas as frutas e hortaliças deverão fornecer informações padronizadas, capazes de identificar o produtor ou responsável no próprio produto ou nos envoltórios, caixas, sacarias e outras embalagens. O produtor deve informar o endereço completo, nome, variedade ou cultivar, quantidade, lote, data de produção, fornecedor e identificação (CPF, CNPJ ou Inscrição Estadual).

Durante a Semana do Produtor na CeasaMinas, um estande está à disposição do público para orientar no uso de um sistema gratuito de geração de etiquetas padronizadas (Sistema IDHA), em conformidade com a INC 02. O interessado pode acessar o site www.idha.com.br ou baixar o aplicativo pelo Google Play. Em seguida, deve realizar o cadastramento, incluir os produtos, e, em seguida, poderá gerar etiquetas prontas para impressão e rastreamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *