Equipe do Sedecon faz visita técnica a Faculdade UNA de Contagem

Foto: Divulgação

A equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) esteve, esta semana, na Faculdade UNA de Contagem, dentro da série de visitas que vem realizando às empresas de Contagem, na busca de subsídios para implantação da Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo e na organização da matriz de ensino, pesquisa e extensão de Contagem.

Segundo o diretor de Inovação, Adair Evangelista, já foi feito o levantamento sobre as principais instituições de ciência e tecnologia de Contagem e suas diversas áreas de atuação. As unidades interessadas estão sendo mapeadas para organização de informações que vão compor o Sistema de Inovação de Contagem, o que permitirá facilitar a interação entre a hélice tríplice: universidade, empresa e governo.

Na UNA, a equipe do Sedecon foi recebida pela diretora das unidades Betim e Contagem, Tatiane Puiati, que fez um breve relato sobre o trabalho desenvolvido pela universidade, destacando que, dentre as instituições de ensino privadas, a UNA Contagem ficou em 1º lugar no XXVII Exame Nacional da OAB e o seu curso de Direito conquistou o Selo OAB Recomenda Federal, principal indicador utilizado pela Ordem para mensurar a qualidade do ensino jurídico no país. “Segundo o Ministério da Educação, a UNA foi considerada como a melhor instituição de ensino superior privado de Contagem”, afirmou Tatiane, acrescentando ainda que a infraestrutura da instituição é diferenciada e que a instituição já apresenta uma interação muito forte com o setor empresarial, através de ações direcionadas para o estímulo ao empreendedorismo. “Com a implementação da Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo de Contagem, por meio da Lei Complementar 268 e de sua regulamentação, a tendência será o aumento efetivo dessa interação em benefício do setor empresarial, educacional e da sociedade como um todo. A unidade está em fase de ampliação de sua infraestrutura física, o que demonstra uma gestão comprometida com o futuro do ensino e da pesquisa no Brasil”, reiterou a diretora.

Para Adair Evangelista, a UNA demonstra um potencial muito grande para ajudar na concretização dos objetivos previstos na Lei Complementar 268, que instituiu a Política de Inovação e Apoio ao setor Produtivo, pela sua experiência nas parcerias com o setor empresarial, pela sua excelência nas atividades educacionais e de extensão e, também, pelo interesse demonstrado em aumentar a sua atuação na área de pesquisa e de atuação conjunta na construção do ecossistema e inovação de Contagem, em parceria com as outras instituições de ensino.

Sobre a UNA Contagem

A Una Contagem oferece mais de 36 opções de cursos de graduação e 15 de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. Na área de pesquisa, o foco está em “trabalhabilidade, geração de renda e emprego”, tema de grande relevância em termos socioeconômicos para o município. Em extensão, ela atua nas áreas contábil e fiscal, atendimento jurídico e psicologia, dando oportunidade de experiência para os alunos e apoio para a sociedade. A unidade promove também o Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa, um projeto gratuito direcionado às pessoas com mais de 60 anos, em parceria com o Conselho Municipal de Idosos de Contagem, Secretaria Municipal da Pessoa Deficiente e Mobilidade Reduzida e Atenção à Pessoa Idosa e mais de 30 grupos de convivência da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *