‘Transcon no Parque’: crianças aprendem normas de trânsito de maneira descontraída

Foto Yuri Soares

Realizado no Parque Ecológico do Eldorado, o projeto “Transcon no Parque” oferece material lúdico para ensinar sobre trânsito seguro. A ação encerra suas atividades nesta sexta-feira, dai 26

A oficina pedagógica da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes de Contagem (Transcon) está agitando o recesso escolar das crianças que frequentam o Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo, no bairro Eldorado. Com o intuito de ensinar sobre o trânsito mais seguro, a ação encerra suas atividades nesta sexta-feira (26).

Para explicar as normas de trânsito de maneira atrativa e divertida, o “Transcon no Parque” oferece material lúdico como construção de semáforo de papel, carrinhos, charadas, cruzadinhas, caça-palavras e desenhos para colorir. Para reproduzir o cotidiano de travessia nas vias, a oficina conta o auxílio de equipamento que simula o semáforo e a faixa de pedestres.

A gerente de Educação para o Trânsito, Adriana Ferrari, explica que as crianças podem levar o que produzem para casa, mas antes de cada atividade recebem orientações sobre regras e comportamentos seguros no trânsito. “As crianças são multiplicadoras de conhecimento. O que elas aprendem aqui será compartilhado com os familiares e na escola. Assim, o tema extremamente importante é discutido por diferentes gerações em locais diversos”, afirmou.

Moradora do bairro Eldorado, Juliana dos Reis Silva, contou que conhece as atividades do “Transcon no Parque” e sempre que pode leva a filha Júlia Reis, de 8 anos, para participar das atividades. “Gosto muito do trabalho pedagógico desenvolvido pela Transcon. Os exercícios ajudam a criança no dia a dia do trânsito, como na travessia, por exemplo. Já conhecemos as atividades e voltamos mais vezes para conhecer mais e reforçar o que foi aprendido”, falou.

As atividades da Transcon no parque ocorrem até sexta-feira, das 14h às 16h30. O Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo está localizado na Rua Paineiras, 1722, bairro Eldorado. A entrada é gratuita.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *