Sincretismo religioso e respeito à diversidade foram as marcas do Cortejo de Santana

Foto Fabio Silva

O objetivo da festa é celebrar o respeito às religiões de matriz africana. Além da fé, o evento também fomentou a cultura, com feiras de alimentação e artesanato e shows

Tambores, congado é fé. Foi assim o Cortejo em homenagem à Senhora Santana realizado na Regional Riacho. A festa religiosa trouxe a Contagem centenas de devotos de várias cidades da Região Metropolitana, no domingo (28). O cortejo foi promovido pela Associação Beneficente O Além dos Orixás, com apoio da Prefeitura de Contagem.

O objetivo da festa é celebrar, em um momento ecumênico, o respeito às religiões de matriz africana. Além da fé, o evento também fomentou a cultura, com feiras de alimentação e artesanato, além dos shows de Maurício Tizumba, Tambor Mineiro e Moisés Pescador.

Quem foi ao cortejo pôde observar a emoção de Mãe Norma Cotta. A Mãe Norma, idealizadora do movimento, não escondeu o sentimento em poder promover uma festa como essa. “Celebrar a Senhora Santana é celebrar o sincretismo religioso com Nanã Buruke e promover a diversidade religiosa, de raça e cultural, além de abençoar a cidade”, concluiu.

O cortejo faz parte da programação do 1º Congresso Mineiro de Direitos Humanos e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos, por meio da coordenação de Promoção da Igualdade Racial de Contagem.

O superintendente de Promoção da Igualdade Racial de Contagem, Jorge Antônio dos Santos, destacou que o cortejo fechou de forma ímpar as atividades do Congresso. “Foi maravilhosa essa festa, um evento muito bem produzido pela Mãe Norma, que contou com o apoio da comunidade e vários grupos de Congado. Além disso, a participação da Prefeitura de Contagem contribuiu para o sucesso evento”, destacou.

Santa Ana ou Sant’Ana é a mãe de Maria, portanto avó de Jesus. Considerada a padroeira dos avós, Nossa Senhora de Santana é venerada ao redor do mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *