Artistas de Contagem na pintura da futura arena MRV/estádio do Galo

Foto Divulgação

Fernando Perdigão e TOT são os representantes da Cidade

A Arena MRV promoveu, entre os dias 24 e 28 de junho, uma das primeiras ações promocionais para compor os tapumes que cercam o canteiro de obras do futuro estádio do Galo. Trata-se de estampar os tapumes com pinturas e grafittis reunindo artistas da Grande BH. O time de dez artistas foram selecionados por meio da apresentação das propostas à Arena, depois que o Movimento Gentileza indicou cerca de 70 grafiteiros e muralistas que têm participado de importantes ações de arte urbana em BH. Entre os dez escolhidos, dois são de Contagem, valorizando a arte produzida na Cidade. Fernando Perdigão é servidor público municipal, trabalha no Centro Cultural em planejamento, gestão e produção cultural no âmbito da secretaria de Cultura, Esporte e Juventude.

Há dois anos, Fernando é artista voluntário do Movimento Gentileza e já participou de ações de pintura em sete Lares de Idosos da capital, murais Liberdade, Gentileza no CRPI (pintura e curadoria), Gentileza Lagoinha, Gentileza Saudade e pintou dois grandes painéis temáticos para compor exposições no Saguão da Prefeitura de BH, sendo Arraial Gentileza (julho de 2019, com 50 m2) e Gentileza no Carnaval (fevereiro de 2020, 180 m2). Sua versatilidade, capacidade de síntese, velocidade de produção e expressividade para pintar cenas urbanas têm sido a sua grande marca. Os murais da Arena MRV têm 19×2 m, cada e são intermeados com espaços promocionais de 26 m, para que as obras possam respirar e também para evitar aglomerações no momento de produção.

Fernando Perdigão conta que, sendo um artista emocional, cujas relações afetivas norteam sua produção, e também por ser um atleticano de coração, resolveu homenagear a massa do Galo, a torcida, que no seu entendimento é o maior patrimônio do clube. Na sua obra estão estampados vários elementos como a tradicional charanga, a fanática torcida, uma cena de jogo, o eterno ídolo Reinaldo, a esplanada da arena com uma multidão em festa e fechando com rock e outros elementos que certamente farão parte do complexo. Duas frases estampadas na base do painel resumem o espírito da obra: O SOM DA EMOÇÃO (referência a Charanga que anima a torcida nos jogos) e ARENA MRV – UM GOL DE PLACA PARA A APAIXONADA TORCIDA ALVINEGRA) que está logo abaixo da cena em que um jogador faz um “gol de bicicleta”). A obra, segundo o artista, tem tido uma ótima aceitação pelos torcedores, que têm ido ao local fazer fotos interativas e comemorar.

TOT PDF, morador do Eldorado, um grafiteiro experiente e com talento para pinturas realistas, explorou em seu painel o ídolo Ronaldinho, o troféu da Libertadores e um galo emblemático. Sua composição está provocando uma verdadeira histeria por parte da torcida, que está a todo momento fazendo fotos no local.

O grupo de dez artistas selecionados reúne ainda os artistas Mariana Marinato, Alexandre Rato, Gud, David DMS, Daniel Jack, Heli arte favela, Sérgi Ilídio e Lauro Magalhães, com obras que abordam elementos que identificam o Clube Atlético Mineiro e outros que apresentam outars potencialidades do local, como a proteção e valorização do meio ambiente, esportes em geral, lazer, gente, música (shows e artistas, que estarão presentes na programação da Multi ARENA MRV.

Foram utilizados na produção cerca de 700 latas de spray, mobilizando uma compacta e competente equipe de coordenação e produção da Agência AMANDY EVENTOS, contratada pela Arena MRV, que cuidou de todo o esquema de segurança e prevenção ao COVID.

A pintura dos tapumes aguçou a paixão dos torcedores que estão vibrando com a concretização do sonho e estão festejando as obras como se fosse um gol de placa.

A ARENA MRV está sendo construída numa grande área do Bairro Califórnia, às margens da Via Expressa, quase na dividae de BH com Contagem.

 

Contatos dos artistas:

Fernando Perdigão – 98816-2056 / @fernandocperdigao / fernandocperdigao@gmail.com

Tot PDF – 99946-9996 / @totpdfcrew

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *