Varal solidário: voluntários se unem para ajudar pacientes e profissionais da saúde

Eles distribuíram lanches em saquinhos e penduraram em um varal na porta das unidades de saúde

Membros do Programa Transformar Contagem começaram a desenvolver a partir do  dia 11, ações para amparar pacientes e acompanhantes que estão nas UPAs da cidade. Eles colocaram lanches em saquinhos e penduraram em um varal na porta das unidades de saúde. A intensão é fornecer alimentos rápidos às pessoas que buscam assistência médica.

A ideia partiu de membros do Programa Transformar Contagem, já que neste momento de pandemia, muitas pessoas perderam emprego e não têm condições de comprar comida quando vão para a rua.

Os voluntários fizeram parcerias com empresas, que realizaram as doações. A Vigilância Sanitária da cidade encaminhou diretrizes sobre manejo e distribuição. Os membros do grupo passaram a semana montando os kits.

Além da distribuição dos lanches aos pacientes e acompanhantes, o grupo montou marmitinhas para os profissionais de saúde. Nelas, além dos lanches, vão bilhetinhos de agradecimento e motivação.

O primeiro varal solidário foi realizado na UPA JK, que é a mais movimentada da cidade, quando foram colocados no varal cerca de 500 lanches. O varal será levado a cada semana a uma unidade de urgência da cidade. Os voluntários esperam que apenas pessoas que de fato necessitem peguem os alimentos.

O Clube Rotary Contagem das Gerais e o Centro de Excelência Integrado Avançar (Colégio Avançar) foram grandes parceiros das atividades. Segundo a educadora Luzedna Glece de Freitas Delfino, diretora proprietária do Colégio Avançar, que também é rotariana, as instituições de ensino devem primar para a formação integral dos alunos, onde os valores humanos devem ser trabalhados juntamente com o conhecimento científico. “Para a equipe do Colégio Avançar foi notório a positividade de envolver mães e alunos nesse projeto. A comunidade abraçou a causa e deu um grande exemplo de união e solidariedade”, afirmou Luzedna, destacando “seu imenso orgulho em liderar uma comunidade onde o SER se torna prioridade na vida de todos”.

Quem quiser fazer doações pode ligar para (31) 98865-1298.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *