Doenças respiratórias de inverno: como fazer da casa um ambiente saudável

Dicas de como melhorar a saúde respiratória durante o período frio mantendo os ambientes limpos de forma prática

As temperaturas mais baixas são as grandes causadoras de doenças respiratórias e, com a chegada do inverno, muitos brasileiros que residem nas regiões Sul e Sudeste do país são acometidos por rinite alérgica, bronquite, gripes e resfriados, ou bronquiolite no caso dos bebês, entre outras enfermidades. Além disso, outra grande parte do território brasileiro passa por um período de seca durante estes meses, o que também acarreta algumas enfermidades nas vias aéreas e traz para casa mais partículas de poeira e sujeira. Diante deste cenário, é importante adotar medidas que ajudem a minimizar os incômodos causados ao sistema respiratório, inclusive nos cuidados com a casa, onde passamos grande parte dos nossos dias, ainda mais neste novo cotidiano que estamos vivendo.

Pensando nisso, listamos algumas dicas de como manter os ambientes sempre limpos, de maneira prática e eficiente, para garantir a melhora da saúde respiratória em meio a estes quadros clínicos. Confira!

  • Elimine a poeira: a poeira é a grande vilã de quem sofre com doenças respiratórias, por isso, opte por aspirar a casa ao invés de varrer. Com o aspirados PowerPro Aqua Philips Walita é possível aspirar e já passar pano ao mesmo tempo, eliminando assim, as possibilidades de suspender o pó e os ácaros durante a limpeza.
  • Limpe os móveis com um pano úmido: ao contrário do espanador, que apenas transfere o pó de um lugar para outro da casa, o pano úmido consegue efetivamente retirar a sujeira dos espaços.
  • Atenção com os vidros: embora não pareça, os vidros também acumulam poeira. Para fazer uma limpeza profunda, dilua uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em 250 ml de água e aplique o produto sob os vidros com um pano de algodão.
  • Mantenha portas e janelas abertas: sempre que possível mantenha a casa aberta e deixe a luz entrar. Aproveite os períodos da manhã e tarde para arejar o ambiente e manter o ar circulando.
  • Mantenha o ambiente úmido: o clima seco pode ocasionar tosse e dificuldade para respirar, então, use um aparelho umidificador para aumentar os níveis de umidade do ar. Outra opção é manter uma bacia com água ou uma toalha molhada no ambiente. Para as pessoas extremamente alérgicas, utilizar a limpeza autônoma do SmartPro Easy Philips Walita, robô que aspira e passa pano sozinho, é uma boa opção.
  • Use produtos de limpeza com moderação: os produtos de limpeza convencionais costumam ter odores fortes que, por consequência, podem instigar as alergias. Opte por produtos que possuem cheiros mais suaves.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *