Prefeito anuncia início da operação do Terminal Petrolândia para 30 de agosto

Em vistoria técnica, Alex de Freitas e vice William Barreiro anunciaram início da operação do Terminal Petrolândia em 30 de agosto, nas comemorações dos 109 anos de Emancipação Política de Contagem

O Terminal Petrolândia começa a funcionar em 30 de agosto, quando Contagem completa 109 anos. Parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), o equipamento público está preparado desde março para receber 300 mil passageiros por mês, mas a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) teve que adiar o início de funcionamento devido à pandemia do Coronavírus. O prefeito Alex de Freitas e o vice-prefeito William Barreiro fizeram uma vistoria técnica no local. Após percorrer toda a estrutura, Alex destacou a importância do terminal para a regional Petrolândia, bem como para toda a cidade. “É a nossa alegria, é aquilo que a população vai começar a perceber em 30 de agosto, no aniversário da cidade.

Os ônibus novos começam a circular, todos com wi-fi, as linhas troncais com ar condicionado. Muito mais conforto, muito mais segurança, muito mais opções para o usuário de transporte coletivo. Os passageiros da região do Petrolândia serão os primeiros beneficiados com a entrega desse terminal. Em breve, vão entender tudo que a gente planejou ao longo desses últimos anos. Uma revolução no sistema de transporte coletivo, mais respeito com o usuário, muito mais confiança e mais pontualidade. Então, no dia 30 a cidade tem um encontro marcado com o começo dessa revolução do transporte coletivo”, disse.

William Barreiro também enfatizou as melhorias que o SIM vai proporcionar aos passageiros do transporte municipal. “É a implantação de mais um sistema para beneficiar o usuário. O que o prefeito disse é uma realidade, o governo está preocupado principalmente com a melhor qualidade de vida do usuário, do povo contagense. Sem dúvida nenhuma, esta obra é a demonstração de uma transformação e respeito com a comunidade. Todos nós estamos ganhando com isso. E o povo, a partir dos próximos dias terá novos ônibus circulando, como disse o prefeito Alex, com ar condicionado, para que o usuário tenha um conforto maior”.

Para iniciar a migração do sistema de transporte coletivo atual para o SIM, serão feitas atividades de orientação aos passageiros, de acordo com o presidente da Transcon, Leonardo Reis. “O usuário não vai acordar no domingo e descobrir que existe um sistema de transporte diferente do que já está habituado, daquele utilizado todos os dias. Para que isso não ocorra, vamos informar, orientar e educar com antecedência. Distribuir colaboradores em diversos pontos da cidade para explicar ao passageiro qual linha ele utiliza hoje e qual terá que embarcar futuramente. Seguindo todas as normas de segurança contra a Covid-19, vamos fazer esse trabalho de mobilização pelos próximos dias, para que os usuários entendam e se sintam seguros com a transição para ao SIM”, afirmou.

O diretor administrativo-financeiro do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Sintram), Ermelindo Rocha Faria Júnior, externou a satisfação por operar as linhas do SIM no Terminal Petrolândia. “Nós estamos vivendo o início da implantação do sistema de mobilidade de Contagem. O Terminal Petrolândia é um marco, o início desta transformação, que vai ligar regiões da cidade. A empresa São Gonçalo é responsável por operar este terminal, por meio de um consórcio de empresas que participaram da licitação. Nós estamos muito satisfeitos, muito empolgados com o início da operação no terminal, que será o início do SIM”.

Estrutura

Fotos Elias Ramos

O Terminal Petrolândia conta com duas plataformas de integração (uma municipal e outra metropolitana) cobertas com estrutura de aço. Paralela a elas, o prédio de apoio para funções administrativas e uma área de estacionamento para funcionários.

Toda a área do Terminal é adaptada para as pessoas com necessidades especiais, conforme determina a Lei Federal 10.098/2000 (Lei de Acessibilidade), com rampas, banheiros e sinalização tátil para pessoas com deficiência visual. O investimento foi de R$ 8.424.113,17, financiados junto ao governo federal, por meio do Programa de Aceleração e Crescimento (PAC).

Pelo terminal passarão nove linhas do SIM, que atenderão uma média diária de 12,6 mil usuários. As linhas estão divididas em cinco alimentadoras, uma interterminal (ônibus amarelos) e duas troncais (ônibus roxos). Na garagem das empresas, 32 coletivos novos aguardam o início de operação.

Localizado na Via Expressa, próximo à entrada do bairro Petrolândia, será acessado pelos dois sentidos de tráfego deste corredor de trânsito e pela rua Acetona. Além disso, faz conexão com o novo viaduto Petrolândia, já inaugurado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *