Coluna Educação com Luzedna Glece – 04.10.2020 – Aprendizado virtual, mas a saudade ainda é real

Aprendizado virtual, mas a saudade ainda é real

Por Professora Tatiane Puiati

Mais de 20 anos de experiência na gestão de instituições de ensino, atualmente diretora Regional do Centro Universitário Uma (Unidades Contagem, Betim e Barreiro), administradora, mestre em Administração e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Contagem.

O Brasil inteiro discute a volta das aulas nas escolas e universidades. A Una Contagem já tem pronto o plano de biossegurança para o retorno às aulas presenciais, de forma pontual, gradativa, respeitando as necessidades dos alunos, priorizando a saúde e a segurança. Podemos dizer que nos últimos meses fechamos as portas físicas, porém abrimos o aprendizado no campo virtual, o que nos trouxe aprendizados.
Esse retorno às aulas não depende apenas da entidade, mas da autorização do poder público. Enquanto isso, seguimos com as aulas normalmente de forma remota. Desde o dia 18 de março, a Una está oferecendo aulas de forma remota, com a utilização da biblioteca virtual, do Ulife e do Google Classroom, mantendo o calendário letivo em dia. Como já tínhamos uma plataforma, experiência e professores capacitados, nossa estratégia foi rápida e eficiente, sem que houvesse nenhum prejuízo para os alunos. Isso só foi possível com o amplo engajamento da comunidade educacional.
As aulas estão acontecendo nos horários normais de cada curso, com os estudantes conectados simultaneamente de suas casas, como numa chamada de vídeo. Os educadores estão empenhados em criar a melhor experiência para os estudantes, cuidando de manter a interação.
A tecnologia usada pela Una permite que os professores ministrem as aulas normalmente e que os alunos interajam ativamente com perguntas e apresentações de trabalhos. Isso difere muito das aulas tradicionais de muitos cursos na modalidade Ensino à Distância (EAD), que normalmente oferece aulas previamente gravadas.
A instituição também mantém assistência de TI para tirar dúvidas, dar suporte ou orientações. Estamos satisfeitos com muitos retornos positivos de alunos e professores. Esse continua sendo um momento de seguir as orientações das autoridades e manter o foco nos estudos.
Não será possível sair desse momento sem aprendizados individuais e coletivos. Tudo isso vai passar e vai deixar aprendizados em muitas áreas. No momento, temos a certeza de que vai passar e que enfrentamos essa crise juntos, como a comunidade acadêmica que somos, valorizando a ciência, a educação e a vida.
Posso dizer que estamos com saudade. Saudade do olho no olho, da troca de experiência, das conversas, do processo de ensinar e aprender que todos os docentes e discentes vivenciam no dia a dia da universidade.
Enquanto esse dia não chega, continuamos dando o melhor na sala de aula virtual, salvaguardando o que temos de mais precioso – a nossa comunidade acadêmica.


 Luzedna Glece de Freitas Delfino

Diretora proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – CEIAV; graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *