Coluna Educação com Luzedna Glece – 04.10.2020 – Educação, sempre um grande tema!

Educação, sempre um grande tema!

Por Maria das Graças Martins  Maia de Araújo – Glícia

Graduada em Pedagogia pela PUC Minas e pós-graduada em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. Atualmente é proprietária e diretora geral do Instituto Educacional Novos Tempos (Escola da Educação Infantil ao Ensino Médio) em Contagem-MG. Autora de artigos e citações sobre diversos assuntos relacionados a educação nos jornais: Estado de Minas, Folha de Contagem, Hoje em Dia, O Tempo de Contagem, Sistema FIEMG e revistas como Cidade e Ponto Con. Recebeu várias premiações e homenagens, entre elas: Título de Cidadã Honorária de Contagem, Diploma Mérito Educacional Carlos Drummond Andrade, Gente de Expressão de MG, Valores Femininos, Notáveis do ano, Destaque Empresarial, As Dez Mais do Ano, Troféu Destaque Mulher Mineira, Troféu Brilhantes Mulheres de MG, Troféu Mulher Influente de MG, Casal Vip do ano, entre outros.

Das mesas de jantar em família aos parlamentos, a educação é um assunto recorrente: a nostalgia do que foi vivido na escola do passado, os contornos e os desafios que ela tem hoje, os critérios de escolha da escola para os filhos, as promessas políticas de melhoria da qualidade da educação, a esperança de que ela alavancará o desenvolvimento econômico e social e de que levará nossos filhos a alcançarem seus sonhos.
Por envolver tantas pessoas e realidades diferentes, por eclodir das sociedades e para elas, é natural que a educação seja um tema em que convivam diferentes práticas escolares- afinal, a palavra “escola” também é usada para nomear um estilo, uma linha de pensamento que difere de outra.
Educar é, pois, fazer escolhas que serão lapidadas nos diversos ambientes de ensino e através dos vários atores do processo de ensino-aprendizagem: educadores, famílias, alunos, sociedade, entre outros.
Em um tempo em que as tecnologias e as redes sociais ajudam a moldar o cidadão global, cobrando dele informação e formação contínua, educar é dar bases sólidas de conhecimento para que cada um possa navegar suas jornadas pessoais e coletivas com ética e espírito crítico.
Educar é uma missão. É estimular a autonomia, para que cada um siga aprendendo, sempre, em meio ao mar de informações da sociedade moderna. Educar é ensinar a estudar, a pensar, a argumentar para atuar no mundo do trabalho, das relações sociais, da cidadania.
É esse mundo que queremos, e é por esse mundo que educadores pensam e praticam, a cada dia, novas formas de ensinar.
A importância da educação se tornou ainda mais evidente no inusitado momento que estamos vivendo. Que no novo tempo que se anuncia, pós-pandemia, ela seja priorizada, valorizada e qualificada o suficiente para exercer o seu papel de mecanismo transformador da sociedade brasileira.
Educação, sempre um grande tema!

*Texto inspirado no editorial do catálogo de soluções do Sistema Anglo de Ensino 2019/2020

 Luzedna Glece de Freitas Delfino

Diretora proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – CEIAV; graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *