Patrimônio cultural: Prefeitura de Contagem vai restaurar Casa de Cacos

 

Foto Elias Ramos

Previsão é de que as obras sejam iniciadas no final de outubro ou início

de novembro deste ano.

Um dos patrimônios culturais mais atrativos e significativos de Contagem,  a Casa de Cacos, será restaurada, após 15 anos de espera. Por motivos estruturais e para evitar acidentes, o espaço foi interditado pela Defesa Civil em 2005. Contudo, essa longa espera chegou ao fim. O projeto de recuperação e o processo licitatório já estão em andamento. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no final de outubro ou início de novembro deste ano.

A obra é uma reivindicação antiga da população de Contagem. Na semana passada, mais pedido de reabertura da Casa de Cacos chegou às mãos do prefeito Alex de Freitas. Desta vez, veio por meio de uma estudante de nove anos, Laura Araújo Freitas Nascimento.

“Estávamos estudando os monumentos culturais de Contagem, quando vimos uma foto da Casa de Cacos, que chamou nossa atenção. Lá parece bem legal, ficamos curiosos e, por isso, resolvemos fazer a carta, pedindo informações e uma previsão sobre a reabertura. Tenho vontade de conhecê-la”, contou Laura, que veio pessoalmente entregar a carta ao prefeito, representando a turma do 3º ano da Escola Quatro Elementos.

Para Alex de Freitas, a cobrança dela e daqueles que nunca tiveram a oportunidade de conhecê-la é justa. “Sabemos que Casa de Cacos é um bem tombado e notoriamente era um ponto turístico importante, por ser o único do gênero no Brasil e por estimular o sentimento de identidade da população com o município. Acredito que é uma boa notícia para os contagenses e para Laura, que faz parte da futura geração e precisa compreender, por meio de bons exemplos, a importância de  preservar a história da cidade e dos bens públicos e coletivos”, ressaltou.

Segundo o vice-prefeito William Barreiro, o governo estava empenhado em obter recursos para a obra da Casa de Cacos. Quando veio a carta da Laura vimos que nossa responsabilidade era ainda maior porque atendê-la significa deixar um legado cultural e artístico para nossos estudantes, para o futuro da cidade”, avaliou. Desde então, o prefeito Alex de Freitas determinou agilidade de alocação dos recursos necessários e a contratação da uma empresa especializada neste tipo de restauração.

Casa de Cacos

A Casa de Cacos foi construída e customizada com mosaicos de louça e cerâmica pelo geólogo Carlos Luís de Almeida a partir de 1963 até sua morte, em 1989. É a única com essa tipologia no Brasil.  Todos os móveis e utensílios da casa, além de enfeites e alegorias, são feitos de cacos vindos das mais diversas procedências. A Casa dos Cacos foi adquirida pela Prefeitura de Contagem em 1991 e tombada conforme decreto 10.445, de 14 de abril de 2000. O imóvel se tornou um dos patrimônios culturais mais atrativos e visitados por moradores, estudantes e turistas de Contagem. A casa está localizada na rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132 – bairro Bernado Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *