Coluna Educação com Luzedna Glece – 01.02.2021 – Os impactos emocionais do ensino a distância

Por Pâmella Mello

Hipnoterapeuta, especialista em Inteligência Emocional, educadora sócioemocional

Viver em meio a uma pandemia é um desafio: ficar isolado, com o medo constante da doença. Crianças e jovens (e professores) ainda precisam se adaptar a uma nova maneira de ensino, com as pessoas do outro lado da tela e colegas distantes.

Adaptar-se a uma nova rotina não é tão simples para muitos alunos, que relatam problemas com ansiedade e sono desregulado. A situação e o contexto do ensino remoto fazem com que os estudantes se sintam ligados o tempo todo. Além disso, muitos deles, em situação de vulnerabilidade, precisaram acrescentar atividades domésticas no seu dia a dia.

Em uma pesquisa recente feita pela UFMG, mostra que os casos de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% durante o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, números exorbitantes e preocupantes a todos nós.

Ressalto que é importante estabelecer uma rotina funcional e viável, considerando as diferentes formas de lidar com a situação e os contextos familiares distintos.

Precisamos ter um olhar positivo

Apesar das dificuldades na adaptação, ressalto que essa nova rotina pode nos possibilita um momento rico de autoconhecimento. Uma oportunidade de olhar para as dúvidas recorrentes, como qual área você gostaria de atuar ou qual o estilo de aprendizagem funciona melhor, esse é o momento ideal para fazer o mergulho interno, ter curiosidade e experimentar novas práticas.

Crianças e adolescente convivendo mais intensamente com o luto

No Brasil, até o momento, são mais de 200 mil mortes. Muitos alunos estão lidando com a morte de familiares e amigos, ou com o medo de perder pessoas próximas que estão internadas. Faz parte do luto passar por diferentes fases, como a negação, a raiva, a negociação, até alcançar a aceitação.

“É hora de colo: de escutar o choro e deixar o jovem falar das lembranças que foram vivenciadas com aquela pessoa especial. É importante não negar o que está sentindo e entrar em contato com essa dor para que esse sentimento seja elaborado.

 

A importância da inteligência emocional na escola

A inteligência emocional na escola é um trabalho de acolhimento, de fazer com que alguns estigmas sejam quebrados, alguns processos sejam revistos e isso só é feito a partir de uma boa relação com diálogo”.

Esse movimento não precisa, necessariamente, acontecer a partir de um da escola. Pais e familiares são fundamentais nesse processo.

Luzedna Glece de Freitas Delfino – Diretora proprietária do Centro de Excelência Integrado Avançar – CEIAV; graduada em Pedagogia com licenciatura em Orientação, Supervisão, Séries Iniciais e Administração Escolar; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Licenciatura em Magistério e Graduação em Neurociência; palestrante de temas voltados às áreas de Educação, Motivação, Relacionamentos Interpessoal e Intrapessoal; estudiosa com trabalhos reconhecidos sobre o tema Bullying; experiências profissionais: professora das séries iniciais e do curso de pedagogia, coordenadora, orientadora, diretora de redes particulares de ensino, supervisora, orientadora diretora regional do Sistema FIEMG.

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