Coluna Educação com Luzedna Glece – 19.03.2021 – Tecnologia e Educação no Século XXI (Parte 2)

Sinara Badaró Leroy

Coordenadora Colégio Avançar. Graduada em Pedagogia, Bacharel em  Administração. Especialista em Educação a Distância e Mestre em Administração. Experiência Profissional na Gestão e Coordenação do Núcleo de Educação a Distância e Processos Educacionais no Sistema FIEMG

 

Estamos aproximadamente há 200 dias sem aulas presenciais e sem recursos, a maioria das escolas ainda buscam meios de levar a educação aos seus alunos. Entre erros e acertos vamos caminhando, não desmerecendo o que tem sido realizado pela maioria das escolas, mas, o que vejo é um laboratório aberto, nele contém o sistema educacional tentando descobrir meios para sobreviver. E com isso, o ensino e a aprendizagem tende a patinar, em meio a tantas metodologias e recursos disponíveis torna-se complexo a sua definição. Acredito que a solução está nas concepções de ensino que compõem as práticas dos professores em sala de aula, e, vice-versa, numa compreensão mais abrangente, e não apenas pela prática didática.  Destaco a concepção humanista, por dar ênfase às relações interpessoais e ao crescimento que delas resulta, com foco no desenvolvimento da personalidade humana, e em sua capacidade de atuar, como uma pessoa integrada. Também podemos considerar as vivências do aluno, suas emoções, e o desenvolvimento de uma visão autêntica de si mesmo, congruente com a realidade. Nessa concepção, o professor passa a ser o facilitador que deve conhecer as experiências dos alunos e aceitá-los como são, respeitando suas qualidades consideradas essenciais, como apreço, aceitação e confiança de ambas as partes, tudo isso se traduz numa aprendizagem significativa.

Reitera-se que a aprendizagem significativa se caracteriza pela interação entre os conhecimentos prévios do aluno e novos conhecimentos, mas essa interação não é literal e não é arbitrária. Dessa forma, os novos conhecimentos adquirem significado para o aluno e os conhecimentos prévios adquirem novos significados ou maior estabilidade cognitiva, sendo, uma nova ideia, um novo conceito. Diante deste contexto, incluo as contribuições das metodologias ativas por transformar o aluno em protagonista no ensino, levando-o a compreender conceitos por si mesmo, conduzindo-o a relacionar suas descobertas com seus conhecimentos prévios. Não há como negar que são grandes as possibilidades e formas de aprender, e, ainda complementadas com a utilização de tecnologias digitais, temos a aprendizagem por meio de resolução de problemas, capaz de conduzir os alunos ao desenvolvimento das competências e habilidades de forma natural.  Enfim, somos guerreiros em um país que não vê a educação como prioridade, mesmo assim acredito que a receita de sucesso é a parceria entre a escola e a família – “Orai e Vigiai”!

Um forte abraço a todos.

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