Via Expressa passa por obras de rebaixamento de pista neste fim de semana

Foto Divulgação

A Prefeitura de Contagem, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon), orienta os condutores a redobrarem a atenção ao trafegar pela Via Expressa neste fim de semana. A partir das 6h desta sexta-feira, dia 2, a via passará por intervenções de rebaixamento de pista no sentido Betim. Com previsão de conclusão para às 21h do próximo domingo (4/4), a readequação faz parte das obras do Complexo Viário do Beatriz, na Regional Eldorado.

Segundo o engenheiro da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Ailton José de Paulo, a ação é uma medida necessária para o seguimento das obras no viaduto. “Essa intervenção é uma medida de segurança. Com ela, o elevado vai ganhar altura e os veículos maiores, como as carretas, vão passar sem causar problemas na estrutura que está em obras”, afirmou.

Para rebaixar a Via Expressa no trecho das obras do Viaduto Beatriz, será preciso restringir o trânsito na pista do sentido Betim. Enquanto este sentido estiver fechado, o fluxo será redirecionado para a faixa de rolamento do sentido oposto.

O perímetro está devidamente sinalizado pela Transcon. Para evitar retenções em horários de pico, os motoristas devem buscar rotas alternativas na região. Agentes de trânsito farão o monitoramento constante do trecho.

Obras retomadas

Demanda antiga da população, a reestruturação do Complexo Viário do Beatriz foi retomada em fevereiro de 2021, após a prefeita Marília Campos cobrar a revisão e a renegociação para a continuidade das obras paralisadas há mais de um ano.

O conjunto de obras consiste na ampliação dos dois viadutos que compõe o trecho. Quando concluído, o número de faixas nos elevados passará de duas para quatro no sentido Eldorado e para três no sentido Sede. As faixas centrais, nos dois sentidos, serão de passagem exclusiva para o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).

Outras intervenções também estão previstas nas vias adjacentes, como a adequação viária da Avenida Carmélia Dutra, que dá acesso ao bairro Beatriz, e o sentido duplo de tráfego da rua José Pedro de Araújo, que liga o bairro Beatriz à avenida João César de Oliveira. Demais melhorias são a redução da inclinação de rampas, evitando quebra dos veículos, e o alargamento das alças para melhorar o raio de giro dos semi-reboques.

O Complexo Viário do Beatriz contempla ainda a implantação do Corredor Norte-Sul, que vai interligar as regiões da Cidade Industrial e Nova Contagem por meio da construção do Terminal Sede, em frente ao 18º Batalhão da Polícia Militar, e Terminal Darcy Ribeiro, em frente à entrada do bairro homônimo na LMG-808.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *