Prefeita Marília Campos assina OS para restauração da Casa de Cacos

Em um encontro virtual realizado na quinta-feira, dia 22, a prefeita Marília Campos assinou a ordem de serviço para o início da restauração da Casa de Cacos, um importante patrimônio da cidade.  O projeto de restauração da Casa de Cacos, concluído em 2014 com verba liberada pelo Fundo Municipal do Patrimônio Cultural (Fumpac), vai contemplar todo o imóvel, incluindo as peças ornamentais. Também será construído um anexo com café e área de convivência para receber os visitantes.

De acordo com Marília Campos, a restauração da Casa de Cacos vai possibilitar que ela seja conhecida por mais contagenses e por pessoas de todas as partes do mundo. “O projeto faz parte do complexo cultural que pretendemos resgatar em Contagem, uma cidade que tem a característica de acolher pessoas que vêm de várias partes do Brasil. Por isso, a importância de termos lugares de encontros, equipamentos culturais que contam a história da cidade”, destacou.

Serão investidos na obra R$ 2,4 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal. A empresa licitada e contratada para executar a obra é a Restaurare Construtora Ltda. A prefeita ressaltou o empenho da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, que tem feito a revisão de contratos que possibilitou a continuidade de várias obras na cidade, inclusive a restauração da Casa de Cacos. Ela informou que também estão sendo captados recursos para reconstruir o Cine Teatro Tony Vieira e revitalizar a sede histórica da cidade. “A Casa de Cacos nos inspira. É uma obra importante porque conta o passado, e vai nos inspirar no presente e no futuro”, ressaltou a Marília.

O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Marco Túlio Melo, falou da satisfação com o início das obras. “É uma intervenção emblemática para Contagem. O prazo de execução é de um ano, e inclui um anexo para que os visitantes tenham mais conforto. Outros projetos de restauração estão em análise e vão ajudar a resgatar a história do município”, explicou.

O poder da memória

Convidado para falar sobre a obra de restauração, o historiador Fábio Leão observou que a memória tem o poder de transformar uma nação. “A memória é capaz de nos identificar. Estou contente por ter a possibilidade de voltar à Casa de Cacos restaurada. Espero que, no futuro, minha filha tenha a oportunidade de conhecê-la. É importante que as novas gerações conheçam o nosso passado e a nossa história”, enfatizou.

 

Sobre a Casa de Cacos

A Casa de Cacos é uma edificação considerada única do gênero no Brasil, construída com cacos de louças pelo geólogo aposentado Carlos Luiz de Almeida, a partir de 1963. Ele conseguiu a doação do terreno no bairro Bernardo Monteiro, que seria uma casa de campo para passar os finais de semana com a família.

Além da casa, móveis, objetos, utensílios, paredes, muros e até esculturas temáticas instaladas no quintal também foram revestidos de cacos. A casa ficou famosa em todo o Brasil, assim como o proprietário, que faleceu em 1989. Em 1993, a Casa de Cacos foi declarada de utilidade pública.

Desde então, como não houve intervenções significativas na casa, apenas limpeza, capina e troca de vidros, a situação estrutural da edificação se deteriorou consideravelmente. Em 27 de outubro de 2020, a Defesa Civil considerou o imóvel como de alto risco e solicitou a interdição e o isolamento do local em caráter emergencial, até que fosse realizada a manutenção.

A Casa dos Cacos fica na Rua Ignez Glanzmann de Almeida, 132, Bairro Bernardo Monteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *