Estudantes de enfermagem contam como é vivenciar futuro da profissão na pandemia

E, hoje, 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem fazem homenagem aos profissionais da área

A pandemia trouxe visibilidade à estafante rotina dos profissionais da enfermagem, que ainda lutam por melhores condições de trabalho, piso salarial e carga horária digna. No Hospital São José, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o dia começou com uma homenagem feita por alunos do curso da Una Contagem. Amanhã será a vez do Hospital Municipal de Contagem, onde eles farão uma apresentação de violino e entrega de brindes.

Se formar enfermeiro em meio a uma pandemia. Essa é a realidade dos estagiários de enfermagem que foram para o front para aprender e para oferecer uma força de trabalho para a saúde. Nesta quarta-feira (12/05), comemora-se o Dia da Enfermagem, uma categoria que se tornou um dos destaques na luta pela vida.

Para Laís Araújo, aluna do 9º período de Enfermagem, os dias são corridos, mas ao final deles, vem a certeza da escolha certa. “Tem dia que não sei o que fazer primeiro, se é dormir, fazer uma refeição adequada, tomar banho, estudar, apresentar trabalhos. Mas, Deus nos impulsiona e dá força para nos mantermos firmes no sonho da escolha da profissão, que nos motiva, enche os olhos de garra e de lágrimas também. Não me vejo em outro lugar, a não ser dentro de um hospital, para acalentar e aliviar a dor e o sofrimento das pessoas”, diz.

Laís vai fazer parte do contingente de mais de 2,3 milhões de profissionais de Enfermagem no Brasil. Uma equipe dedicada e trabalhadora, que enfrenta longas jornadas de trabalho. O professor do Centro Universitário Una, André Luiz Alvim, que atua em hospitais em Belo Horizonte e Contagem, ressalta que um ano depois do início da pandemia, os enfermeiros estão cansados e os estagiários também. A vacinação dos profissionais de saúde trouxe um alento, mas a categoria ainda lida com a pressão, a exaustão, o medo, e a tristeza pela perda de colegas e pacientes.

Para o professor, a pandemia trouxe aprendizados para toda a categoria. “Os estudantes também estão na linha de frente, convivendo com uma rotina pesada que é do próprio estágio, vivenciando o colapso do sistema de saúde. Esse momento que o mundo está passando também trazendo conhecimentos e habilidades únicas. Muitos além de enfermeiros, serão gestores no nosso sistema de saúde, e estarão muito bem preparados”, diz.

Para Beatriz Lages, aluna do 9º período de Enfermagem da Una Contagem, saber ajustar a rotina é fundamental para dar conta da jornada. “Os prazos são apertados e o ritmo acelerado, por isso é importante se organizar e ter paciência. Os estágios são fundamentais para a prática e para nos auxiliarem na definição de quais especializações desejamos fazer”, diz. Com todas as dificuldades do cenário, estamos aprendendo a persistir, continuar lutando para alcançarmos nossos sonhos e objetivos. Isso é sobre ter orgulho dos colegas de profissão, sobre apoiá-los e estar a serviço da população. Tenho certeza de que a enfermagem foi a decisão correta, uma escolha de vida para mim”, diz.

Semana da Enfermagem Una

Para comemorar a data, a Una Contagem promove um ciclo de debates hoje dia 12/05, de 17h50 às 21h. O evento acontece em ambiente virtual, é gratuito, e aberto ao público. Entre os temas que serão debatidos estão os pilares da enfermagem, hipodermóclise: cuidados de enfermagem e atuação do enfermeiro assistencial, auditoria e gestão da qualidade: oportunidades e mercado de trabalho, enfermagem aeroespacial: transporte e resgate aéreo, o papel do COREN frente à formação do enfermeiro. As inscrições devem ser feitas pelo site do Sympla.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *