Ginastas de Trampolim participam de seletiva rumo ao Pan-Americano

Foto Evandro Parreiras

As alunas e o aluno da categoria Júnior que participaram da seletiva para a disputa do campeonato Pan Americano: Maria Eduarda Damasceno, Jenifer Santos, Ana Luísa Soares, Vinícius Celestino e Luara Resende

Ultrapassar limites nas alturas é prática cotidiana dos ginastas do Projeto Trampolim que a Prefeitura de Contagem desenvolve por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer – Secel há quase 20 anos, em parceria com a iniciativa privada. Jovens do projeto são grandes medalhistas em campeonatos nacionais e internacionais e demonstram garra e desenvoltura novamente, mesmo em tempo de pandemia, rumo ao campeonato Pan Americano, a ocorrer de 9 a 12 de junho próximo, na cidade do Rio de Janeiro.

Na última semana de abril, atletas da equipe principal participaram da atividade seletiva realizada no Centro Social Urbano – Cesu Eldorado, com organização e acompanhamento da Confederação Brasileira de Ginastas (CBG) e árbitros avaliando online as performances dos atletas, cada um saltando em próprio local de treinamento.

A realização do projeto de sucesso que referencia o nome de Contagem em nível mundial – informou a diretora do projeto, Cristina Trópia, “teve momentos tensos, resilientes e esperançosos, no início da pandemia em março de 2020”, como em qualquer outra situação do esporte. “Paramos, retornamos, refletimos e vimos que a CBG impulsionava os treinos por plataformas online, animava as equipes, os campeonatos e fizemos o mesmo em Contagem”, disse ela, firme em continuar a treinar e a ver, também neste ano, os jovens contagenses nos primeiros lugares dos pódios.

Segundo Cristina, o Pan Americano ocorrerá em duas categorias: a júnior, com atletas de 17 a 21 anos e a sênior, para atletas adultos. “Temos orgulho de nossa equipe e com certeza teremos lugar na seleção brasileira para o Pan Americano”, disse ela.

O titular da Secel, Rubens Macedo, considerou que, além de se tratar de prática desportiva de alto rendimento, a Ginástica de Trampolim de Contagem é um exemplo de educação cívica e social. “Estes obstinados jovens, com o apoio dos técnicos / professores, ignoram as limitações impostas pelo momento pandêmico com coragem, organização, criatividade e disciplina, e, certamente, vão alcançar bons lugares no pódio”, pontuou.

 

Equipe de Contagem

Os alunos da categoria Júnior (17 a 21 anos) que participaram da seletiva para a disputa do campeonato Pan Americano são: Maria Eduarda Damasceno, Jenifer Santos, Ana Luísa Soares, Vinícius Celestino e Luara Resende. Estes atletas já fazem parte da Seleção Brasileira de Base e esta foi a primeira competição desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado.

Durante esse período, os atletas treinaram a parte física em casa durante seis meses apenas de forma virtual, com prejuízo grande em termos de performance e desenvolvimento. Mas desde a liberação para treinamentos em outubro de 2020, eles têm intensificado as atividades de forma gradativa e satisfatória para que pudessem chegar a seletiva em condições reais de disputa por uma vaga na seleção brasileira, avalia Cristina.

O projeto

O projeto Ginástica de Trampolim de Contagem é executado pela Prefeitura e executado pela Associação de Ginástica de Trampolim de Contagem (AGTC), entidade que administra, desde 2018, os projetos na área da ginástica de trampolim no âmbito municipal. A parceria com a iniciativa privada ocorre via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, com o apoio das empresas Cemig (Projeto Pequenos Ginastas / Grandes Saltos) e ArcelorMittal e Belgo Bekaerts Arames (Trampolim AGTC), corroborando com o custeio de uniformes, fisioterapeutas, viagens, equipamentos, etc.

Atualmente, o projeto Pequenos Ginastas – Grandes Saltos, conta com 370 crianças, sendo alguns atletas campeões que já participam de campeonatos nacionais e internacionais, medalhistas que vem treinando para campeonatos de 2021, como o mundial a ocorrer em novembro desde ano no Azerbaijão. Os treinamentos ocorrem respeitando-se todos os protocolos de higienização e distanciamento social preconizados pelos órgãos sanitários, para a prevenção de contágio pelo novo coronavírus.

Para acompanhar o andamento do projeto ou para maiores informações, acesse no Instagram: @trampolimcontagem, ou no Facebook: Ginástica de Trampolim Contagem.

Quem tiver interesse em inscrever as crianças de 5 a 12 anos no projeto, deve entrar em contato através do WhatsApp: (31) 3392-4872.

Além do Núcleo do CSU Eldorado, o projeto conta ainda com outros dois em fase de implantação. Um no Educarte Lucas Braga, no bairro Funcionários e outro no Ginásio Poliesportivo Tropical, localizado no bairro do mesmo nome, onde serão ofertadas mais 240 vagas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *