Maio Amarelo: Prefeitura e Casa da Cultura ganham iluminação especial

Foto Divulgação Transcon

Os moradores de Contagem que passarem pela rua do Registro e pela Praça Presidente Tancredo Neves verão um novo cenário urbano. Os edifícios da Casa da Cultura Nair Mendes Moreira e da Prefeitura ganharão uma iluminação especial em comemoração ao Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

A inauguração da iluminação especial aconteceu na terça-feira, dia 18 e pode ser vista até o dia 31 de maio, na Casa da Cultura Nair Mendes Moreira e na sede da Prefeitura de Contagem e Casa da Cultura Nair Mendes Moreira.

Diversos prédios públicos e monumentos de todo o Brasil já ganharam a iluminação para marcar a passagem de mais um Maio Amarelo. O Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral de Brasília, o Cristo Luz de Camboriú (SC), o Palácio Rio Branco (AC), o Palácio dos Bandeirantes (SP) e os Arcos da Lapa (RJ) são alguns deles. O amarelo, sinal de alerta no trânsito, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

Em Contagem, a iluminação é promovida pela Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon). O objetivo da ação é reforçar o tema da campanha do Maio Amarelo 2021, “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito”, e mobilizar os diversos setores da sociedade em um debate sobre a segurança viária. Com a intervenção, a Transcon também convida a população a buscar um novo olhar sobre a cidade, baseado no respeito e na convivência democrática. “Queremos que, durante este mês, a população de Contagem repense o seu olhar sobre o espaço público, que é de todos e, por isso mesmo, deve ser cuidado por todos. As ruas, além de serem locais de tráfego, são também espaços de convivência das pessoas, nos quais o respeito e a responsabilidade são de suma importância”, ressalta o presidente da Transcon, Renato Guimarães Ribeiro.

Maio Amarelo

Em 11 de maio de 2011, a ONU nomeou o período entre 2011 e 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS),   que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes em 178 países. A OMS estima que se nenhuma atitude for tomada, o número de mortos no trânsito poderá chegar a 2,4 milhões até 2030.

O Brasil ocupa o quinto lugar entre as nações recordistas em mortes no trânsito, precedido por Índia, China, EUA e Rússia e seguido por Irã, México, Indonésia, África do Sul e Egito. Juntos, esses dez países são responsáveis por 62% das mortes por acidente de trânsito no mundo.

O objetivo do movimento Maio Amarelo é trazer à tona o tema da segurança viária, que precisa de atenção, e estimular a participação da população e das diversas entidades da sociedade na causa.

Prefeitura de Contagem e Casa da Cultura Nair Mendes Moreira

Os edifícios que abrigam a Prefeitura de Contagem e a Casa da Cultura Nair Mendes Moreira foram escolhidos para a iluminação do Maio Amarelo por sua relevância histórica e simbólica para a cidade e para o estado. Para a intervenção, foram utilizados 26 refletores LEDs de potência elevada com gelatinas amarelas acopladas aos equipamentos.

O prédio da Prefeitura faz parte do Conjunto Arquitetônico da Prefeitura Municipal, junto à praça Tancredo Neves e à Capela Santa Helena, tombado em 2005. Construído na década de 1950 para abrigar o Seminário São José da Ordem das Carmelitas, a construção passou a sediar a Escola de Engenharia da Fundação da Universidade de Minas Gerais em 1969 e, em 1985, tornou-se sede da Administração Municipal.

A Casa da Cultura Nair Mendes Moreira, importante patrimônio histórico de Contagem, foi totalmente restaurada e está pronta para reabrir para visitação, assim que as condições sanitárias permitirem. Em 2007, o espaço foi reconhecida pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como o primeiro museu de Contagem. O museu, que abriga documentos sobre a história da cidade, tem acervo próprio e realiza muitas ações voltadas para educação patrimonial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *