Semana de Enfrentamento ao Racismo é “Contagem na Década Afrodescendente”

Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil

Semana de Enfrentamento ao Racismo terá debates on-line e marcará início do Programa “Contagem na Década Afrodescendente”

Por conta da pandemia da Covid-19, este ano a Marcha e a Semana de Enfrentamento ao Racismo em Contagem terão formato diferente. No período de 20 de maio a 24 de junho, a Prefeitura de Contagem vai realizar uma série de debates on-line para marcar os eventos e também lançar o Programa “Contagem na Década Afrodescendente: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento”. Os debates acontecerão todas as quintas-feiras no Youtube da Prefeitura.

A Marcha e a Semana de Enfrentamento ao Racismo foram instituídas pela Lei Municipal nº4. 717/2015 e constituem também ações estabelecidas pelo Plano Municipal de Política de Promoção da Igualdade Racial (PLAMPIR), Lei nº 4.812/2016.
A ação é articulada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania por meio da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial em conjunto com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR), e tem o objetivo de mobilizar e promover a reflexão e a ação para a importância das ações e do engajamento na luta antirracista no município.
O Programa “Contagem na Década Afrodescendente: Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” tem como objetivo a efetivação da política pública para a promoção da igualdade racial e o estabelecimento de ações permanentes para o enfrentamento ao racismo e à intolerância religiosa. Contagem é a terceira maior cidade do Estado de Minas Gerais e concentra 59,6% da população autodeclarada negra (pretos e pardos), segundo dados do IBGE de 2010.
A realidade de desigualdade social e racial que afeta a população negra no município é fruto do racismo estrutural e estruturante das relações na sociedade, diz o texto do Programa, e a sua superação requer uma ação articulada entre governo e sociedade civil, bem como a articulação intersetorial e transversal do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

Veja a programação completa dos temas e participe.

– 20/05 – Política de igualdade racial no Brasil: conquistas e desafios

– 27/05 – Saúde integral da população negra

– 02/06 – Educação antirracista e a Lei 10.639/2003

– 10/06 – Mulheres negras e poder político

– 17/06 – Juventudes, políticas públicas, violência e racismo

– 24/06 – Empreendedorismo negro

Sempre às quintas-feiras, no horário de 17h às 19h:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *