Solenidade no Legislativo reconhece “Mérito da Mulher Contagense”

Foto Cleide Amaral

As medidas de prevenção à Covid-19, incluindo as restrições de público, não tiraram o brilhantismo da solenidade do Mérito da Mulher Contagense, realizada na quinta-feira, dia 12, pela Câmara Municipal de Contagem. A entrega do diploma, anualmente, reconhece notáveis mulheres que deixaram seus nomes marcados na história de Contagem.

Em função da pandemia, o tradicional evento foi adiado de março – quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher – e acabou por ser realizado no contexto do “Agosto Lilás”, mês de enfrentamento à violência contra a mulher. Apenas homenageadas, acompanhantes e vereadores tiveram acesso ao plenário, e o público pode acompanhar a transmissão ao vivo da solenidade nos perfis da Câmara no Facebook e no YouTube.

Seja educadora, líder comunitária, pedagoga, policial, empreendedora, voluntária, cuidadora, costureira, cabeleireira, jurista e gestora pública, empresária, faxineira, religiosa, catadora, artesã, artista, comerciante, servidora pública ou aposentada – todas deram sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do município.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi (Solidariedade), abriu a solenidade enaltecendo cada homenageada pela trajetória de sucesso. Em seguida, o 1o secretário, vereador José Carlos (Avante), quebrou o protocolo, exaltando as quatro vereadoras de Contagem e pedindo autorização para que pudesse ceder seu lugar na mesa do evento para as parlamentares: Glória da Aposentadoria (PSDB), Daisy Silva (Republicanos) e Moara Saboia (PT) – Silvinha Dudu (PV) não estava presente e teve a ausência justificada.

Glória da Aposentadoria falou em nome do Legislativo, parabenizando as agraciadas, “que se destacam e são verdadeiras guerreiras que não fogem da luta e nunca desistem. Tenho a grande honra de estar aqui como vereadora e mulher, somos quatro na Câmara, e há ainda a prefeita Marília Campos, mostrando nossa importância na política. Ainda temos muito a conquistar, mas estamos no caminho certo”, discursou.

Após as condecorações e discursos emocionados das homenageadas, o vice-prefeito, Ricardo Faria, representando o Executivo, ressaltou o caráter acolhedor e progressista da cidade de Contagem, com a participação ativa das mulheres na política. “Ouvi as histórias de cada uma, e percebi o dom de cada uma em ser capaz e transformar o lugar em que vive. Fico feliz em participar, em ter minha mãe como homenageada e deixo o abraço da prefeita Marília, que tem compromisso de políticas públicas voltadas para as mulheres”.

Encerrando a solenidade, Alex Chiodi agradeceu às homenageadas “pelos serviços prestados à cidade, representando todas as mulheres de Contagem, mulheres fortes e corajosas que tanto contribuem para a nossa cidade”.

Homenageadas

– Alessandra Mara Moreira de Paiva Lopes

– Cleia das Graças Lima da Silva

– Tenente-Coronel Daisy Ferrarezi Moura

– Darlene Marques de Barros

– Débora de Paula Rodrigues Barbosa

– Francisca da Silva

– Ivanilda Rodrigues de Almeida

–  Juliana Mendonça Rodrigues

– Keyla Cristina Parreiras Pinto Aredes

– Lucinéia Rocha de Faria

– Maria Aparecida da Silva

– Maria de Fátima Pinheiro

– Maria Idalina Caldeira Ventura

– Maria Zélia Guimarães Vaz

– Neuza Soares França de Araújo

– Pastora Norma Fátima da Silva Alves

– Vânia Maria Rezende de Lana

– Viviane Medeiros Faria

– Viviane Souza França

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *