Intervenções Urbanas de arte mural marcam o aniversário de Contagem

Foto Divulgação

Integrando a programação das comemorações dos 110 anos de emancipação político-administrativa de Contagem, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Cultura e a Regional Sede, promove em articulação com artistas da Cidade, três intervenções murais em locais públicos, valorizando a arte e fortalecendo o sentido de pertencimento da população com a Cidade.

 

Mural de Olavo Sérgio

A primeira intervenção é a revitalização da pintura da parte posterior do Ciclorama do palco – muro de concreto do anfiteatro de arena da Praça da Jabuticaba. A pintura havia sido realizada pelo artista Olavo Sérgio em 2014, com recursos do FMIC. Depois de alguns anos, a arte estava desbotada pela ação do tempo e o artista gentilmente está promovendo sua renovação. A cena é uma composição com elementos históricos e paisagísticos de Contagem. Olavo tem larga experiência em pintura de grandes espaços externos utilizando compressor e pistola borrifadora. Residente do Bairro Maracanã, é comum encontrar espaços publicitários pintados por ele em vários locais da Cidade. Em 2015, 2017 e 2018 esteve em New Jersey: Newark, Pensilvânia, Clynton e região de Nova York e Flórida, depois, Áustria, fazendo inúmeros murais por lá. Olavo Sérgio, 62 anos, autodidata na arte nasceu em Contagem e há alguns anos vem se dedicando a retratar patrimônios da Cidade em seus trabalhos murais.

Contato: 3398-7554 / 99620-7310

 

Mural de Roberto Mayrink

Outro mural em produção esta semana é a pintura do tapume externo da Casa da Cultura, na Rua Bernardo Monteiro, pelo artista Roberto Mayrink. A composição será uma alusão aos 110 anos de Emancipação Política e administrativa de Contagem, com referências ao patrimônio cultural da Cidade. Roberto Mayrink, 50 anos, nasceu em BH, mas reside em Contagem, no Bairro Jardim Riacho, há mais de 30 anos. Estudou na Escola de Belas Artes da UFMG e posteriormente especializou-se em ilustrações e pinturas publicitárias. Suas pinturas podem ser vistas em vários locais de Contagem, especialmente na região do Riacho. Já teve projeto contemplado pelo FMIC em 2017, com a pintura do muro do CAIC Carlos Drummond Andrade. De forma independente pintou também o muro da creche Dona Belinha e mais recentemente, Escola Estadual Doutor José Roberto de Aguiar, pra citar apenas alguns. Esta pintura do tapume da Casa da Cultura está sendo realizada em contrapartida a recursos recebidos pelo artista na Lei Aldir Blanc, em 2020.

Contato: 98810-2043

 

Instalação do mosaico do Projeto Sementes do Mundo

A mosaicista contagense Cris Leão, em parceria com as belorizontinas Denise Rennó e Regina Valentin e outros 63 artistas brasileiros realizou um trabalho intitulado “Sementes do Mundo”. O mural coletivo produzido na técnica do mosaico é composto por uma locomotiva e seus treze  vagões que agrupam desenhos distintos baseados nos direitos das crianças de viver com dignidade, amor e respeito a sua trajetória de vida. As três idealizadoras iniciaram o projeto e buscaram artistas de outras partes do Brasil que foram se somando com contribuições individuais para as partes formadoras do todo final. As autoras fizeram a doação oficial e voluntária do mural para a Cidade, por meio da secretaria Municipal de Cultura e da Regional Sede. A obra, que mede aproximadamente 15×1,20 m, está sendo instalada na Praça da Jabuticaba, com previsão de ser inaugurada no dia 30, passando a compor parte desse importante espaço de lazer e cultura de Contagem e marcando de forma especial os 110 anos de emancipação política do Município.

Contato: 98515-0725 (Cris Leão)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *