PL de Daniel Carvalho propõe psicólogos em escolas de Contagem

“O suicídio é culturalmente cercado de tabus, mas a escola pode ser protagonista no enfrentamento de conflitos da adolescência, dando para o estudante a chance de ser ouvido, promovendo o autoconhecimento e valorizando a vida”. Foi com essa fala que o vereador Daniel Carvalho defendeu a presença de profissionais de psicologia dentro das escolas de Contagem.

Em 2019, durante a campanha Setembro Amarelo, o parlamentar apresentou um requerimento solicitando que as instituições públicas de ensino do município disponibilizem psicólogos para atuarem juntamente aos educadores. Agora, em 2021, ele reforça esse pedido por meio de um projeto de lei (PL) que dispõe sobre programas de atendimentos de psicologia na rede pública municipal de educação com o objetivo de combater a depressão e o suicídio entre os jovens.

“Sabemos que esse é um caso de saúde pública. Então, é preciso falar sobre suicídio e outros desencadeadores, como bullying, depressão, abuso de drogas e violência doméstica. E o apoio do psicólogo é fundamental para detectar possíveis sinais e encaminhar o aluno ao tratamento adequado”, explica Carvalho.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados por meio de ações de prevenção, por isso, se faz cada vez mais necessário o suporte psicológico aos estudantes e a abordagem de temas relacionados à valorização da vida e à prevenção ao suicídio. “Os profissionais poderão desempenhar atividades de prevenção, diagnósticos e encaminhamento clínico, quando necessário”, completa o vereador.

Pandemia

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 264 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, e um a cada 13 indivíduos manifesta sintomas de ansiedade. Durante o período da pandemia da Covid-19, essa situação se agravou consideravelmente, em função do isolamento social e das incertezas que a doença trouxe para a população.

“Acreditamos que a presença de um profissional de psicologia será fundamental nesse momento de retorno gradual das atividades escolares. Infelizmente, muitas ques- tões precisam ser trabalhadas e os jovens precisam desse apoio”, reforça Daniel.

 

Setembro Amarelo

Na oportunidade, o parlamentar apresentou também o PL que institui em Contagem a campanha “Setembro Amarelo”, que é dedicada à prevenção ao suicídio. Neste ano, o slogan da campanha é “Agir salva vidas”.

A proposta é combater o suicídio por meio de informações e da conscientização da população sobre o assunto; esclarecer sobre as causas, os sinais que uma pessoa apresenta quando está prestes a se suicidar; e a maneira como se comportar diante dessa situação.

“Nosso objetivo é alertar a sociedade sobre a realidade do problema e sobre as suas formas de prevenção. Diante de números tão alarmantes, fica evidente a importância de se falar sobre o suicídio. E, por meio de políticas públicas, nós podemos avançar para chamar a atenção de governos e da sociedade civil sobre a relevância do assunto. Essa é a nossa forma de agir!”, conclui Carvalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *