Sem peso na consciência: veja como preparar uma ceia saborosa e saudável

Fim de ano chegando e logo vem a preocupação com os quilinhos a mais por causa das festas. Mas isso não é mais um problema! É possível consumir pratos leves e gostosos.

De acordo com a SEEN (Sociedade Espanhola de Endocrinologia e Nutrição), nessas poucas semanas de festividades, as pessoas podem ganhar entre 2 kg e 4 kg. Já um estudo feito pela Universidade de Birmingham em parceria com a Universidade de Loughborough, ambas no Reino Unido, indicou que prestar atenção a algumas dicas simples para não exagerar ao beber e comer pode evitar que as pessoas ganhem peso no fim do ano – mesmo frequentando dezenas de eventos com comida em abundância.

No cardápio das celebrações de Natal ou Ano-Novo, o aconselhável é moderação e diversidade. “É importante que as refeições incluam todos os grupos de alimentos de maneira equilibrada. Principalmente, vegetais, carnes magras, frutas, legumes e cereais, preferencialmente, grãos integrais para auxiliar na digestão”, frisa Roberta Campello Passaglia, nutricionista da Bem Leve Congelados.

Dicas

Prefira utilizar preparações com grão-de-bico, lentilhas, quinoa e couscous de sêmola no lugar do arroz, da batata e das massas.

As carnes brancas assadas são as ideais, como peixes, bacalhau e até mesmo, um lombo suíno sem a camada de gordura.

Como aperitivo, podemos usar castanhas, frutas secas, queijos magros com tomate, azeite e orégano, antepastos de berinjela, abobrinha e pimentão vermelho, acompanhados de torradas integrais.

A moderação é a palavra-chave para você aproveitar as festas de fim de ano sem sustos na balança!

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