‘Câmara na Rua’: ação teve como objetivo aproximar mais a população

Foto Janine Moraes

A praça da Glória, na Regional Eldorado, foi palco da primeira edição do Projeto “Câmara na Rua” realizada no sábado, dia 2. O evento, promovido pela Câmara Municipal de Contagem, com o apoio da Prefeitura e do Senac, teve como objetivo aproximar o Legislativo do cidadão contagense e contou com a presença maciça dos vereadores da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Alex Chiodi, agradeceu a presença de todos ao evento, que, segundo ele, possibilitou a aproximação das pessoas em um lugar público. “Podemos compartilhar momentos, estar próximo a nós, trazer demandas. Essa proximidade é fundamental para fazermos nosso trabalho melhor, junto à população”, pontuou.

Foram cerca de cinco horas de serviços gratuitos, lazer e diversão para toda a família. Ocorreram atrações musicais e de dança, diversos estandes puderam ser visitados, incluindo alguns disponibilizados pela Prefeitura, como o da Secretaria de Cultura, levou para a praça a exposição “Retratos”, de Fernando Perdigão, que contou em 18 telas um pouco da história da cidade. Outras instituições também estiveram presentes com estandes e prestação de serviços como o Procon; secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar; de Defesa Social, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o Programa de Coleta Seletiva; de Educação com a Funec; a Ouvidoria da Câmara; Senac;  entre outros.

Presente ao “Câmara na Rua”, a prefeita Marília Campos lembrou de sua trajetória política no município e ressaltou a importância desse tipo de evento. “Quando fui vereadora, militava quase que sozinha. Depois cheguei a ver um ou outro fazendo esse tipo de interação. Hoje, há uma coesão, muito bem gerida, com aqueles que vêm e estão reunidos, junto com a população. Essa união dos vereadores que junto com a Prefeitura, vêm trabalhando pelo bem-estar da nossa população”.

A chefe do Executivo destacou que apenas “com união se enfrenta os problemas e arrumamos as soluções. Parabéns à Câmara por esse evento, pelos parceiros que abraçaram essa ideia, como o Senac, com quem celebramos um importante convênio, para a capacitação de jovens de Contagem”, continuou.

Marília ainda lembrou e celebrou o percentual de crianças vacinadas entre 5 e 11 anos no município. “Queremos também não apenas falar desse evento, importante, mas também celebrar um número: são 86% de crianças vacinadas na cidade. O maior percentual de Minas Gerais. Se hoje podemos tirar as máscaras em lugares públicos, creio que brevemente, talvez até na próxima semana, possamos fazer isso também em lugares fechados de uma forma definitiva, vendo o sorriso das pessoas não apenas pelos olhos, mas de rosto inteiro”.

Exposição “Retratos”

A mostra reúne uma série de imagens fotográficas colhidas junto à comunidade pela Casa da Cultura Nair Mendes Moreira – Museu Histórico de Contagem, ao longo dos últimos 30 anos, um conjunto que constitui o seu principal acervo museológico. Na próxima quarta-feira, dia 6, a exposição irá para a Casa Amarela, na praça da Jabuticaba, onde ficará até o final de abril.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *