Ascotel: caçambeiros criam associação para representar a categoria

Caçambeiros de Contagem e da região metropolitana se reuniram na noite do último dia 1º, para oficializarem a criação da Associação dos Coletores de Entulho e Reciclagem – ASCOTEL, e dar posse aos membros da diretoria da entidade. O evento contou com a presença de profissionais, empresários, familiares e convidados, reunindo cerca de 200 pessoas em Contagem.

Entre os convidados, a senhora Maria Auxiliadora, primeira mulher caçambeira de Contagem, que estava radiante com criação da entidade. “Muito feliz e esperançosa com este rumo que os caçambeiros estão tomando. Criar uma associação e buscar melhorias para a categoria é essencial para os trabalhadores e para os empresários do setor. Desejo muito sucesso a todos e contem comigo”, declarou.
Responsável pela elaboração e redação do Regimento e Estatuto da entidade, o advogado Fabiano Bessa falou sobre os objetivos da associação e a importância social desta agremiação. “É um grande momento para os coletores e familiares. A entrega de toda documentação e do alvará da ASCOTEL mostra que a categoria está realmente imbuída em contribuir, não apenas para seu segmento, mas para toda a sociedade, tendo em vista as preocupações sociais e os ganhos ambientais que estão contidos no escopo de trabalho da associação. Fico orgulhoso em contribuir e saber que todos irão se beneficiar deste trabalho”, destacou Bessa.


Convidado para apadrinhar a ASCOTEL e participando da solenidade, o empresário Domingos de Castro fez questão de levar seu abraço e apoio aos “amigos” caminhoneiros. “Hoje eu voltei um pouco no tempo vendo tantos colegas entusiasmados em dar início a um sonho. É assim que tudo começa, com força de vontade, união e dedicação. Tenho certeza que a ASCOTEL irá contribuir muito para toda nossa região metropolitana e podem contar com nosso carinho, e nosso apoio para que a associação tenha êxito e grande sucesso pelo estado e pelo país”, ressaltou empolgado.
Empossados diretores da ASCOTEL, a empresária do setor Paula Batalha e o caçambeiro Raimundo Nonato (Nato), falaram aos presentes sobre os objetivos da entidade. “Hoje damos o primeiro passo para construirmos nosso sonho. Criamos a nossa associação e agora somos mais fortes para buscar aquilo que precisamos junto ao poder público. Temos a certeza de que conquistaremos nosso espaço, equipamentos e poderemos contribuir muito para o desenvolvimento social, e para o meio ambiente. O entulho vai gerar renda e vai contribuir com a redução dos impactos ambientais”, declarou a presidente Paula Batalha.
“Quero frisar a importância desta data, para todos nós caçambeiros, familiares e empresários do setor. Nosso projeto sai do papel e vai ganhar o país, e quem sabe o mundo. Vamos transformar o entulho em trabalho, renda e material sustentável. O nosso objetivo é reciclar todo o material coletado e transformar em bloquetes para a construção civil. Mas para isso precisávamos unir forças e ter pessoas que acreditassem em nós. E quero aqui, em nome de todos, agradecer ao Sr. Domingos de Castro, ao Dr. Fabiano, aos amigos e familiares e, principalmente, a cada um de vocês que nos apoiaram e se uniram para que nossa ASCOTEL se tornasse realidade. Muito obrigado”, completou Nato.
Objetivos traçados, documentação em dia, a ASCOTEL agora inicia a busca por espaços disponíveis para a instalação do pátio de coleta, captação de recursos para aquisição de máquinas e equipamentos, e parcerias para dar andamento às instalações do projeto técnico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *