Contagem reitera importância de tomar as doses de reforço contra Covid-19

Foto Adélcio Ramos

A Secretaria Municipal de Saúde – SMS acompanha os indicadores da Covid-19 no município, sempre tomando as medidas cabíveis para manter o enfrentamento da doença. E com a previsão de aumento de casos da doença nas próximas semanas devido à circulação da nova subvariante BQ.1 no país, alerta para a importância de a população manter as doses de reforço contra a Covid-19 em dia, principalmente, neste período em que os casos de infecções respiratórias estão mais suscetíveis.

No município, atualmente, a cobertura vacinal da população geral com esquema completo está em 80%, com o primeiro reforço 71% e segundo reforço 47%. Visto que a atualização do cartão de vacinas é uma das formas mais eficazes para a prevenção de doenças, a SMS vem incentivando medidas para aumentar a cobertura vacinal.

Sendo assim, quem estiver com alguma dose em atraso, pode procurar de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde – UBSs credenciadas, e das 15h às 21h, o posto do Big Shopping, que está funcionando mediante distribuição de senhas.

 Medidas de prevenção

Importante ressaltar que, desde o dia 29/8, em Contagem, está vigente o Decreto 670, que mantém o uso obrigatório de máscara em equipamentos de saúde e transportes coletivos, sendo recomendado para pessoas com síndromes gripais, não vacinadas e imunossuprimidas.

Desta forma, A SMS orienta as pessoas com sintomas gripais, por pelo menos dois dos seguintes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbio olfativos e gustativos, a seguir as medidas de prevenção de transmissão do vírus e a realização do teste.

O decreto 670 em vigência determina:

1. Uso de máscara obrigatório

I – no interior de equipamentos de saúde, tais como hospitais, clínicas médicas e odontológicas e similares;

II-  nos transportes coletivos;

2. Recomendação do uso de máscara:

I – pelas pessoas com sintomas de resfriado e síndrome gripal e conviventes;

II – pelas pessoas não vacinadas contra a Covid-19;

III – pelas pessoas imunossuprimidas, portadoras de doenças crônicas, idosas e gestantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *