Natal seguro: confira algumas dicas para fazer compras online sem cair em golpes

É a época mais maravilhosa do ano – pelo menos para aqueles que não estão sofrendo ataques hackers

A Pesquisa de Confiança Digital DigiCert 2022 mostra que mais da metade (57%) dos consumidores entrevistados sofreram ataques de segurança cibernética. Os principais ataques incluem hacks de contas, exposição de senhas e roubo de contas bancárias ou de crédito. Menos da metade dos consumidores entrevistados disse que sua confiança digital nas organizações com as quais lidam é maior do que no passado, e 54% dizem que há espaço para melhorias.

Apesar do cenário assustador, existem maneiras simples de garantir que suas compras online sejam seguras e que você fique tranquilo enquanto compra on-line o presente perfeito. Aqui estão nossas principais dicas para compras seguras neste Natal.

Não clique em links desconhecidos

A maneira mais comum que os cibercriminosos usam para enganar você nesta temporada de festas é enviando e-mails de phishing com links que fingem levá-lo a algum lugar que eles não vão. Embora possa ser tentador ver a oferta interessante que eles enviaram, é melhor prevenir do que remediar.

Copie manualmente o link e inspecione-o antes de colá-lo em um navegador da web, para que você possa ver se o link o vai de fato direcionar você ao site do varejista. O mesmo conselho vale para clicar em links por meio de resultados de pesquisa. Certifique-se de saber para onde o link o está levando antes de clicar ou, melhor ainda, digite a URL do site do varejista na barra de endereço sempre que possível.

Verifique se o site é seguro

Você provavelmente já ouviu falar em procurar o cadeado para confirmar que um site é seguro. No entanto, cada navegador exibe esses sites autorizados de maneira diferente, o que pode causar alguma confusão. URLs de sites que começam com HTTPS:// acompanhados pelo ícone de cadeado têm TLS/SSL (segurança da camada de transporte/camada de soquetes seguros), e os consumidores devem clicar no cadeado para revisar as informações do certificado e confirmar se o site usa criptografia TLS antes de inserir seus Informação do cartão de crédito.

Não custa nada dar uma olhada no site para ver se eles parecem legítimos. Se você vir uma página de termos e condições, revisões, boa ortografia e gramática, um selo de site seguro e seguidores nas mídias sociais, todos esses são indicadores de que o site pode ser confiável.

Não use Wi-Fi público

O Wi-Fi público gratuito é comum e muitas vezes nem exige uma senha, facilitando o acesso dos cibercriminosos aos seus arquivos e informações pessoais. Muitas dessas conexões estão subprotegidas, por isso é melhor usar uma conexão Wi-Fi pessoal, hotspot pessoal ou rede privada virtual (VPN) ao acessar qualquer tipo de informação privada online, como uma conta bancária ou inserir informações de cartão de crédito para comprar.

Não compartilhe demais

Quando chegar a hora de se inscrever para obter um desconto ou entrar para comprar, serão solicitadas informações padrão. Os varejistas nunca precisarão de informações pessoais, como número do seguro social ou aniversário, para concluir uma compra, portanto, forneça o mínimo de informações necessárias.

Se um contato entrar procurar você sobre uma compra por mensagem de texto ou e-mail, não clique no link nem se apresse em fornecer informações adicionais até que você possa confirmar que a pessoa ou empresa realmente é quem diz ser.

Atualize seu software

Os cibercriminosos podem explorar pontos fracos quando você não mantém seu software atualizado. Verifique se o seu navegador está totalmente atualizado, além de evitar softwares ou plug-ins suspeitos. Mantenha seus computadores, telefones e tablets atualizados também.

Atualize regularmente seus programas antivírus para se proteger contra coisas como malware de cavalo de Tróia.

Gerencie e proteja suas senhas

Muitos varejistas exigem que você crie uma conta para concluir sua compra online. Se o check-out do convidado for uma opção, use-a. Para contas com senhas, crie senhas fortes, utilize a autenticação multifator quando disponível e não repita as senhas.

Um gerenciador de senhas que criptografa senhas é uma ótima opção para ajudar a salvar senhas que você pode esquecer sem comprometer a segurança.

Fique de olho nas atualizações do pedido

Enquanto aguarda sua compra chegar pelo correio, seja diligente – verifique as atualizações de rastreamento e certifique-se de que seu pacote realmente chegue. Salve os detalhes de confirmação do pedido e esteja pronto para entrar em contato com o comerciante, se necessário.

Além disso, fique de olho nos extratos bancários em busca de cobranças fraudulentas para garantir que você não seja cobrado por algo que não comprou.

Use o bom senso

Se um acordo parece bom demais para ser verdade, provavelmente não é. Se um site parece incompleto, você nunca ouviu falar do varejista antes ou não consegue encontrar nenhuma outra evidência de presença online, não confie nele.

Essas dicas podem evitar que você seja vítima de um golpe cibernético, mas, em última análise, é preciso bom senso, vigilância e alfabetização digital para salvá-lo dos perigos online.

Embora possa parecer arriscado fazer compras online nesta temporada de festas, lembre-se de que essas etapas simples ajudarão a proteger você e seus dados pessoais. Não há razão para não aproveitar a conveniência e acessibilidade de fazer compras online – aproveite as facilidades do mundo digital!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *