Representantes de Contagem estão fora da 61ª edição da Copa Itatiaia

Foto Filipe Felício/Itatiaia

O Santa Cruz, único remanescente de Contagem na Copa Itatiaia, foi eliminado no último domingo (8/01). O time, com sede na região do Eldorado, acabou derrotado pelo Estrela Mirim, de Mateus Leme, por 1 a 0, e deu adeus à principal competição de futebol amador de Minas Gerais. O Farroupilha saiu ainda na fase de grupos.

Na primeira fase, o Santa Cruz acabou se classificando em segundo, atrás apenas do Pedra Branca, de Ribeirão das Neves. Na estreia perdeu para o próprio Pedra Branca (2 a 0), mas se reabilitou diante do Ideal (1 a 0) e contra o Liverpool (2 a 0). Contudo, pelas quartas de final, acabou perdendo para o Estrela Mirim, que segue na competição.

Pela chave Metropolitana, fazem a semifinal: Pinheirense (Itatiaiuçu) x Pedra Branca (Ribeirão das Neves) e Estrela Mirim (Mateus Leme) x Novo Cristina (Betim). Na chave Capital, os jogos pelas semifinais são: Serrana x Pitangui; Monte Azul x Universo.

A competição segue até a definição do campeão de cada chave, que fazem a finalíssima, decidindo o título. O Novo Cristina, de Betim, que está nas semifinais da chave Metropolitana, é o atual campeão da competição. Em 2022, bateu o Novo Aarão Reis na grande final por 5 a 0 e levantou a taça.

A origem da Copa Itatiaia

Entre 1961 e 1962, a Itatiaia comemorava a primeira década de funcionamento e foi sugerido à emissora que organizasse um torneio de futebol com 12 equipes amadoras de Belo Horizonte para celebrar a data. A competição foi um sucesso, e acontece de forma ininterrupta desde então – com a rara exceção da suspensão do torneio em função da pandemia de Covid-19 em 2021. Esta é 61ª edição da Copa Itatiaia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *