“Arte na Praça” chega a Contagem com atrações, vivências e oficinas gratuitas

Rua de Brincar – Foto Tiago Nunes

Curadoria da Agentz Produções, o evento propõe a ocupação de parques e praças nas cidades de Contagem, João Monlevade, Juiz de Fora, Itaúna e Sabará, com programação artística diversa nas áreas de teatro, circo, dança, música e arte urbana.

No dia 24 de junho, sábado, das 9h às 12h, o público de Contagem tem acesso gratuito a oficinas, vivências e apresentações realizadas por artistas mineiros do circo, música, dança, teatro e das artes visuais. Das 9h às 10h30, o Grupo Teatro Atrás do Pano propõe o “Rua de brincar”. Às 9h30, as percussionistas Raquel Coutinho e Bela Leite ministram oficina de canto e percussão. Às 10h45, o cortejo das Minas Mineiras com participação de Maria Eugênia Tita (filha de Antônio Nóbrega), conduz para a atração final da manhã, o Show das Minas Mineiras, que, a partir das 11h, embala o público nos tambores de Minas e do Brasil. Este projeto tem o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Há mais de 20 anos, a Agentz Produções realiza projetos culturais, com programações de qualidade, que percorrem o estado de Minas Gerais. Esta edição do Arte na Praça coloca, mais uma vez, em destaque, a diversidade da produção artística mineira, para todas as idades. “As apresentações acontecem em espaço aberto, como praças e parques, para um público de crianças, jovens, adultos e idosos”, explica a produtora Fernanda Vidigal.  À frente da equipe de curadoria, Fernanda acrescenta que “a proposta é retirar as pessoas, mesmo que por algumas horas, do lugar comum. É provocar o olhar, a imaginação, mostrando como a arte e a cultura podem interferir no cotidiano da cidade, unir pessoas e proporcionar momentos de alegria, reflexão e contemplação”.

Na proposta do “Rua para brincar”, que abre a programação conduzida pelo Grupo Teatro Atrás do Pano, os passantes são convidados a confeccionar brinquedos e objetos cênicos, participam de histórias em roda, brincadeiras musicais e de uma aula aberta de percussão que termina em cortejo alegre e criativo. “Quando pensamos em uma programação diversa que inclua todas as idades, o ‘Rua de Brincar’ foi unânime entre os curadores. É uma ação que atende às crianças, mas também convoca os adultos. São brincadeiras que fazem parte da infância da maioria das pessoas. Pais e avós acabam revivendo e, também, ensinando as crianças”, diz.

Maria Eugênia – Espetáculo Planta do Pé – Foto Lorena Vinture

As musicistas Raquel Coutinho e Bela Leite propõe entre 9h30 e 10h30 uma vivência imersiva nas possibilidades do canto e do ritmo. “Essa oficina ensina alguns sinais usados pelos percussionistas. Não é preciso ser músico ou cantor para participar. E isso é que é legal, apresentar ao público um pouco do universo da música, da dança e da percussão”, explica Fernanda.

Foto Pri Garcia

Logo depois, tem cortejo das Minas Mineiras, com participação especial da artista Maria Eugênia Tita – filha de Antônio Nóbrega que herda do pai a paixão pela cultura popular. Nessa performance, que parte de ritmos como Frevo, Coco e Cavalo Marinho, Tita brinca com o gestual divertido e simpático de seu personagem, o Cabeção – um porta-voz cômico do rico alfabeto de passos e trejeitos das nossas danças brasileiras. “O cortejo é uma outra maneira de envolver o público que passa a participar ativamente da ação”, comenta.

A manhã termina às 11h com apresentação das Minas Mineiras. Influenciadas pelos ritmos dos “Tambores de minas”, o show traz as raízes da música mineira e brasileira em uma perspectiva feminina. “A batida dos tambores envolve a plateia. É, ao mesmo tempo, lírico e forte, delicado e envolvente”, destaca.

 

Cemig: a energia da cultura

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo dos seus 70 anos de fundação, a empresa investe e apoia as expressões artísticas existentes no estado, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal, de maneira a abraçar a cultura de Minas Gerais em toda a sua diversidade.

Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística e cultural no estado, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo miniero. Os projetos incentivados pela Cemig objetivam chegar nas diferentes regiões do estado, beneficiando um maior número de pessoas e promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Assim, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete e reforça o compromisso e o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a nossa energia.

SERVIÇO

ARTE NA PRAÇA – Contagem

24 de junho, sábado

9 às 10h30 – Rua de Brincar com Grupo Teatro Atrás do Pano

9h30 às 10h30 – Oficina com Raquel Coutinho e Bela Leite

10h45 – Cortejo com Minas Mineiras e participação especial de Maria Eugênia Tita

11h –  Show com Minas Mineiras

PARQUE ECOLÓGICO DO ELDORADO

Rua das Paineiras, 1722 – Eldorado. Contagem/MG.

Acesso gratuito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *