Guarda Civil comemora 18 anos com avanços nas ações de segurança pública

Foto Adelcio Ramos

A Guarda Civil de Contagem (GCC) completou 18 anos, no último dia 10 e para celebrar, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds), homenageou servidores e gratificou personalidades, em evento realizado na sede da corporação, pelas contribuições para a segurança e o bem-estar dos contagenses ao longo dos anos.

As celebrações e homenagens contaram com a presença do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais (CBMMG), Polícia Militar (PMMG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Contagem), representantes das Guardas Civis de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e Sabará, além do Núcleo de Empresas Jardim Riacho e de convidados das regionais Riacho e Petrolândia.

Desde que foi fundada, em 2004, durante o primeiro mandato da prefeita de Contagem, Marília Campos, a instituição tem contribuído para a segurança dos contagenses. A Guarda Civil de Contagem é resguardada pela lei Nº 13.022, datada de 8 de agosto de 2014, que ratifica a sua autonomia, delineando as competências gerais e específicas que abrangem desde a proteção de bens, equipamentos e prédios públicos, até a cooperação em ações de paz social e intervenção em ocorrências emergenciais. “A guarda completa 18 anos de existência, de história e é referência no Brasil, com os programas de prevenção à violência e os projetos que incluem a informatização dos dados e adesão ao Sinesp Cad e o patrulhamento cidadão com respeito à diversidade e aos direitos humanos. Um time que orgulha o município”, reforçou a secretária de Defesa Social, Viviane França.

O gerente de Planejamento, Renato Aguiar do Santos, que está na instituição desde 2005,  destaca o sentimento de gratidão à corporação. “Eu tive a oportunidade de participar da primeira turma de guardas do município e pude ver a instituição crescer. É muito gratificante”, destacou.

Atuação  em 2023

A Guarda Civil de Contagem se destaca em diversas frentes. No que diz respeito ao alto volume de chamados pelos telefones de denúncias 153 e WhatsApp. Em 2023, foram mais de 7 mil chamados, uma média de 38 por dia. Também houve a redução de 55% nos Boletins de Ocorrência em comparação a 2022, evidenciando a eficácia das estratégias de segurança adotadas. Foi intensificado a segurança nas escolas e realizado o fortalecimento da Cultura de Paz, por meio da Patrulha Escolar nas portas das escolas municipais. O mesmo trabalho foi realizado pela Patrulha SUS nas unidades de saúde, além da promoção de palestras contra a violência à mulher, por meio da Patrulha de Proteção à Mulher.

A guarda esteve presente em todos os eventos da cidade, assegurando a tranquilidade e segurança dos participantes. Nas eleições do Conselho Tutelar, realizou a escolta das urnas eletrônicas e garantiu a segurança nos locais de votação. Ocorreram também ações ambientais e sociais via Grupamento Ambiental que se sobressaiu no cuidado com a natureza e animais e ações sociais, com apresentações da Banda de Música e de atividades dos Mascotes Duda e Edu.

Foto Adelcio Ramos

Marco histórico: a  primeira mulher no comando da instituição

A comandante Anita de Carvalho assumiu a corporação em 2023, tornando-se a primeira mulher a ocupar o posto. A liderança feminina representa um momento histórico para a Guarda Civil de Contagem, marcando uma nova era na trajetória da instituição.

A Guarda Civil de Contagem demonstra o compromisso com a segurança e bem-estar da população. Segundo Anita Carvalho, a corporação também é símbolo de esperança. “Há 18 anos havia começado uma jornada que eu tive a honra de começar na primeira turma de agentes. A guarda ao longo dos anos, tornou-se símbolo de esperança, determinação e de um futuro mais seguro para todos. Liderar é ser farol nos tempos mais escuros, é ser a força que empurra quando as coisas parecem impossíveis”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *