Saiba como será o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) em Contagem

Foto Luci Sallum

O novo Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) representa a maior mudança de conceito na mobilidade de Contagem e tornará o transporte público mais eficiente, inteligente, ágil, seguro e econômico para todos os usuários que passam pelo município. Com o SIM, a população poderá transitar por todas as oito regiões da cidade, usando apenas uma única tarifa.

Diversas obras para implantação do novo sistema estão em andamento, como a montagem das estações de transferência de passageiros, requalificação e adequação dos corredores de transporte, implantação de pontos de ônibus, entre outras.

Como será o SIM

O SIM não se resume às estações nas avenidas João César de Oliveira, General David Sarnoff e LMG-808. Ele é composto também por terminais e por três corredores: Norte-Sul, Leste-Oeste e Ressaca. Em função das diferenças das estruturas de tráfego, serão dois tipos de operação: o BRT (Bus Rapid Transit) – ou Transporte Rápido por Ônibus, e o BRS (Bus Rapid Service), que rodam em faixas exclusivas.

No BRT (Bus Rapid Transit) – ou Transporte Rápido por Ônibus -, o passageiro embarca em um terminal e viaja até a região de destino, pagando uma tarifa única. Já o BRS (Bus Rapid Service) caracteriza-se pelas faixas preferenciais de ônibus.

No trecho II do Corredor Norte-Sul, nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, será implantado o sistema BRT e nos corredores Leste-Oeste e Ressaca irá operar o sistema BRS.

O Corredor Norte-Sul tem 20 km de extensão e será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Será composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, até o início da avenida João César de Oliveira e será implementado o BRS.

O segundo trecho começa na av. João César de Oliveira e termina na av. Gal. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva.

O Corredor Leste-Oeste tem 11 km de extensão e será um corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, av. Helena Vasconcelos Costa e av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente.

O Corredor Ressaca tem 9 km e é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues, integrando as regiões Ressaca, Eldorado e Industrial.

Terminais de ônibus

Os terminais que integrarão o sistema são Ressaca, Petrolândia, Sede e Darcy Ribeiro. Os dois primeiros já estão prontos e os outros serão licitados, em breve, e terão prazo de um ano e meio para serem construídos. Lembrando que, atualmente, o Terminal Darcy Ribeiro está recebendo obras que são necessárias antes do início da sua edificação, que é o remanejamento de uma adutora em aço da Copasa. O SIM será colocado em operação quando todas as obras estiverem concluídas.

Estações

Dez estações estão sendo implementadas ao longo das avenidas João César de Oliveira (sete), General David Sarnoff (duas) e LMG-808 (uma). A montagem de todas as unidades está na fase de acabamentos e testes, seguindo rigorosamente as diretrizes dos projetos licitados, não havendo, do ponto de vista da execução, divergência entre o realizado e o projetado.

O trecho da avenida João César de Oliveira onde se localiza a estação próxima à interseção daquele corredor com a avenida Dilson de Oliveira, está passando por estudos e conclusão de projeto para a realização de ajustes de concordância das pistas que são necessários em virtude da implantação da av. Maracanã, que canalizará o fluxo de veículos das regiões Vargem das Flores e Sede para a av. Carmelita Drummond Diniz – continuação da av. Dilson de Oliveira. Diante disso, os projetos no entorno da estação de transferência estão sendo revisados para se adequar ao futuro cenário de veículos na referida interseção.

As estações 3 (ao lado do viaduto Beatriz) e 4 (em frente ao Hospital Municipal de Contagem), passaram por revisão no projeto quanto à realocação dos muros de contenção que estavam projetados no eixo da via. As revisões foram concluídas e o muro de contenção da estação 3 foi transferido para o passeio e os da 4 foram extintos, sendo necessária apenas a concordância do greide da pista, o que também está previsto no cronograma de obras.

“As obras tiveram intercorrências como a mudanças de empresa responsável pela execução, a pandemia, falta de material e de mão de obra, além dos ajustes que precisaram ser feitos no projeto e as negociações com a Cemig e a Copasa para fazer realocações de adutoras de água e postes de energia, indispensáveis para o funcionamento das estações e dos terminais. Essas questões já foram resolvidas e estamos em plena execução dos trabalhos”, explicou o subsecretário de Obras, Jaci Cota Teixeira.

Segundo a Prefeitura, esta é a primeira e maior obra estrutural envolvendo transporte público e mobilidade no município e por isso sua implementação deve ser feita com cautela, transparência e diálogo com a população, para reduzir os impactos na vida dos moradores da cidade e acelerar ao máximo a conclusão de cada etapa, garantindo a execução e futura operação com excelência.

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