Prefeitura de Contagem abre concurso público para preencher 420 vagas

Foto Luci Sallum

Os investimentos em educação têm sido uma prioridade da Prefeitura de Contagem, sobretudo no que se refere à valorização dos servidores e fortalecimento do vínculo entre profissionais, escolas e comunidade. Para tanto, foi  publicado o edital 01/ 2023 abre vagas para a contratação 404 vagas de quadro permanente de professores e pedagogos e 16 vagas para quadro administrativo.

As inscrições deverão ser feitas pelo site http://concurso.fundacaocefetminas.org.br e os valores são de R$ 70,00 para os cargos do quadro administrativo, que requer nível médio de escolaridade, e de R$ 100,00 para os cargos do quadro do magistério e do quadro administrativo, que exigem nível superior.

A realização do concurso é marcada também pela inovação, uma vez que as vagas serão ofertadas por regional administrativa do município, ou seja, busca superar dificuldades históricas de provimento de vagas das unidades escolares de regiões mais distantes da cidade.

O concurso será realizado em etapa única, constituída de provas objetivas de língua portuguesa, conhecimentos didáticos e pedagógicos, conhecimentos específicos da função e conhecimentos gerais sobre informática e sobre o município de Contagem.

A prova objetiva é de caráter eliminatório e classificatório, contando com 50 questões e uma prova dissertativa (redação). O candidato deverá obter o aproveitamento mínimo de 60% das provas objetivas e dissertativas e pontuar em todos os conteúdos descritos acima para se classificar.

Serão aplicados os percentuais de reserva de vagas de 10% para pessoas com deficiência e 20% para negros (pretos ou pardos). Haverá processo de confirmação da autodeclaração dos candidatos negros, por meio da Comissão de Heteroidentificação, criada pelo decreto municipal nº 606, de 8 de junho de 2022.

Cronograma

Além do período de inscrição, a solicitação de condições especiais para realização da prova objetiva (PCD, lactantes e outros) também deve ser feita entre 27/2 e 27/3. A solicitação de isenção da taxa de inscrição deve ser feita até 1/3.

As provas objetivas e discursivas ocorrerão em 5/5 e a divulgação dos candidatos que terão a prova discursiva corrigida será em 17/5. A publicação do resultado final do concurso será dia 10/6.

O cronograma completo do concurso pode ser consultado no site da Fundação Cefet Minas.

Número de vagas por função:

– Professor de Educação Básica1 PEB1 – 246 vagas;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Arte – 18 vagas;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Ed. Física – 19 vagas;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Ens. Religioso – 13 vagas;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Ciências – 1 vaga;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Geografia – 1 vaga;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – História – 1 vaga;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Português – 1 vaga;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Inglês – 13 vagas;

– Professor de Educação Básica2 PEB2 – Matemática – 12 vagas;

– Professor de Educação Infantil PEI – 21 vagas;

– Pedagogo – PED – 47 Vagas;

– Pedagogo2 – PED2 – 11 vagas;

– Auxiliar de Biblioteca Escolar – 8 vagas;

– Assistente Escolar – 1 vaga;

– Bibliotecônomo – 3 vagas;

– Secretário Escolar – 4 vagas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *