Escolas da Rede Municipal de Contagem oferecem merenda nutritiva e saudável

Foto Janine Moraes

Uma alimentação escolar saudável e nutritiva promove a segurança alimentar de crianças e estudantes. Em Contagem, na rede municipal de educação, os cardápios são variados e construídos sob orientação de uma equipe de nutricionistas que acompanham todas as etapas do processo de produção dos lanches e ‘merendas’. Diariamente são ofertadas, uma média, de 68 mil refeições a crianças da educação infantil e estudantes do ensino fundamental e Educação de Jo-vens e Adultos (EJA). Em 2024, a previsão é que se-jam servidas R$16 milhões de refeições ao longo do ano, com investimento superior a R$31 milhões.

Segundo a Secretaria de Educação (Seduc), os cardápios da merenda escolar são elaborados de forma criteriosa por uma equipe de nutricionistas, conforme os preceitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e são revisados mensalmente, promovendo variedade e qualidade da comida. São servidas de uma a três refeições por dia, conforme o tempo de permanência na escola e o segmento de ensino (infantil/fundamental/Eja).

A diretora de Alimentação Escolar da Seduc, Andréia Cecilia Braga, ressalta a busca por uma alimentação “prazerosa” a crianças e estudantes. “Nossa preocupação vai além de nutrir, pois alimentação não é um mero ato de ingestão de alimentos. Em cada alimento que inserimos no cardápio e nas combinações deles, almejamos proporcionar uma experiência agradável”, destaca.

Os benefícios da alimentação escolar impactam diretamente na rotina dos educandos. Para muitos, a escola é a principal fonte de alimentação. Ela contribui no processo de crescimento e desenvolvimento infantil, além de conferir proteção à saúde por meio da oferta de nutrientes essenciais ao organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *