Banco de Alimentos promove ação voltada ao combate ao desperdício

Foto Ricardo Lima

Esta semana, representantes de 55 instituições beneficiadas pelo Banco de Alimentos de Contagem, se reuniram no local para conhecer um pouco mais sobre as formas de conservar e aproveitar melhor os alimentos arrecadados e doados diariamente pela unidade. A iniciativa integra a política de segurança alimentar e combate à fome desenvolvida pela Prefeitura, que busca garantir o direito fundamental à alimentação para todos os cidadãos e beneficia centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social no município.

De acordo com a subsecretária de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia, Cida Miranda, o encontro teve o objetivo de mostrar como os alimentos podem ser aproveitados em sua totalidade, de modo a gerar o mínimo de descarte. “Muitas vezes há descarte de parte dos alimentos por desconhecimento, tanto de sua importância para a nutrição das pessoas e como a forma de como são consumidos”, destacou.
Os participantes aprenderam como quase todas as partes de um alimento podem ser aproveitadas em uma refeição e como cada um precisa ser conservado, higienizado e consumido. Foram apresentados aproveitamentos inteligentes com a rama de cenoura, água e talo da beterraba, casca e sementes de melão, por exemplo, que podem ser importantes reforços nutritivos em geleias, caldos, bolos, farofas e conservas ou compondo um prato.
De acordo com a nutricionista Alyne da Silva, “quando se fala em alimentação, algo indispensável à vida, temos que olhar para a questão do desperdício, da fome e, para isso, há a necessidade de se criar práticas sustentáveis, saudáveis, com o aproveitamento integral dos alimentos”.
Como forma de demonstrar o que foi apresentado, teoricamente, os participantes tiveram a oportunidade de degustar um lanche feito a partir do aproveitamento de alimentos, como bolinho de talos, folhas e cascas; patê de frango; bolo de cenoura; sanduíches e sucos.

Fluxo dos Alimentos
Durante o encontro, os participantes puderam conhecer como se dá a logística do Banco de Alimentos. “As empresas parceiras enviam os alimentos. Nós recebemos e fazemos uma triagem. Na sequência, eles são colocados em uma câmara fria até a saída para as instituições cadastradas no Banco de Alimentos. Buscamos fazer tudo no mesmo dia, justamente para evitar o desperdício”, explicou a gerente do Banco de Alimentos de Contagem, Ayala Santerio.
Para Maria da Penha, representante do Projeto Assistencial Novo Céu, o encontro trouxe muitos esclarecimentos. “Nosso projeto, que cuida de 58 pessoas com deficiência, fica muito agradecido com a forma que a Prefeitura nos ajuda e nos capacita. É importante para todos nós, que fazemos parte do Banco de Alimentos, sabermos mais sobre como aproveitar os alimentos e qual a importância de determinado produto na refeição diária das pessoas”, contou ela.
Cada instituição cadastrada que esteve presente recebeu, ao final, um certificado de conclusão, com carga horária de quatro horas, reconhecendo seu comprometimento com a causa da segurança alimentar e combate à fome.

Direito à alimentação
O combate à fome passa também pela conscientização, diminuição do desperdício e a capacitação das pessoas para fazer a gestão dos alimentos. Assim, a atual gestão tem priorizado a segurança alimentar e o combate à fome como uma de suas principais metas, de modo a garantir que o direito à alimentação seja uma realidade para todos os cidadãos.
Além do Banco de Alimentos, a Prefeitura investe nos três restaurantes populares, nas sete cozinhas comunitárias, no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), bem como em ações intersetoriais com outras secretarias.
“Todas as parcerias que temos e fazemos são essenciais para o sucesso de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida da população e combater a fome e o desperdício de alimentos”, ressaltou Cida Miranda.
Para mais informações sobre parcerias com o Banco de Alimentos de Contagem ligue para 31 2342-36 40 ou 3333-1541.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *