O Ginásio Poliesportivo do Riacho, localizado no bairro Riacho das Pedras, foi palco, dia 22 de junho, do Campeonato Brasileiro de Taekwondo. O evento, que surpreendeu a organização pela grande adesão, atraiu cerca de mil espectadores durante os períodos da manhã e da tarde.
A competição, que abrangeu duas modalidades distintas, contou com a participação de 460 atletas inscritos, oriundos de várias partes do Brasil. As modalidades disputadas foram o kyorugui, que é a luta propriamente dita, onde os competidores somam pontos por meio de golpes precisos e bem executados, e o poomsae, uma sequência de movimentos de ataque e defesa pré-determinados.
Os competidores foram divididos em diversas categorias, abrangendo desde crianças de 10 e 11 anos na faixa etária infantil, até adultos de 45 a 55 anos na categoria master 3. Os participantes federados buscaram acumular pontos para o ranking estadual ou nacional, com os primeiros colocados recebendo 50 pontos, os segundos 30 pontos, os terceiros e quartos 18 pontos e os que ficaram entre a quinta e a oitava posição somando 12,6 pontos.
A secretária de Esportes e Lazer, Danielle Máximo, falou sobre a importância de um evento de nível nacional ter sido sediado na cidade. “O evento reforçou a posição de Contagem como um centro promissor para eventos de grande porte no cenário esportivo nacional. Esperamos continuar apoiando o esporte em todas as suas modalidades”, falou.
Competidores de diferentes estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, marcaram presença, além de uma significativa participação de atletas locais e do interior de Minas Gerais. Os destaques da competição foram os atletas da seleção paulista, que se consagraram como campeões gerais do evento.
O presidente da Taekwondo Minas, Federação de Taekwondo de Minas Gerais, Diomar Brandão, elogiou a receptividade da população contagense e ressaltou a importância da troca de experiências proporcionada pelo campeonato. “Sendo um campeonato nacional, o intercâmbio técnico foi muito importante não só para o crescimento dos atletas de Minas, mas também para colocar no mapa alguns de nossos talentos no esporte”, finalizou.
A coordenadora e mestra da equipe de Biritiba Mirim, São Paulo, Joyce dos Santos, veio para a competição com 14 atletas e classificou a experiência como realizadora. “A distância e toda a logística da viagem foi um grande desafio. No entanto, ver nossos atletas dando o melhor de si, competindo com paixão e conquistando vitórias em uma competição tão importante foi muito gratificante”, disse.
Atleta da equipe de Joyce há 18 anos, Ruan Pablo relatou que a experiência de competir em Contagem foi enriquecedora. “Representar nossa equipe fora de São Paulo nos proporcionou uma oportunidade única de crescimento pessoal e esportivo. Estou muito orgulhoso de ter conquistado a medalha, mas ciente de que mesmo saindo como campeão, sempre temos algo a mais para evoluir e novas coisas para aprender”, disse o medalhista de ouro na modalidade kyorugui.