Saúde mental, felicidade no trabalho, doenças ocupacionais, envelhecimento e seus desafios, e inteligência artificial foram alguns dos temas abordados durante a primeira edição do Congresso Ciência e Consciência Aplicada ao Empreendedorismo, que aconteceu no dia 19 de setembro, no ItaúPower Shopping, em Contagem. O evento é uma realização da Câmara da Saúde, Bem-Estar, Moda e Beleza da Associação Comercial e Industrial de Contagem (Acic), em parceria com o Sebrae.
O Congresso recebeu centenas de pessoas, entre profissionais liberais, estudantes e empresas ligadas à saúde física, mental e emocional, terapias integrativas e complementares, além de empreendedores nas áreas de beleza e bem-estar. E reuniu especialistas e profissionais renomados para ampliar e aperfeiçoar, de forma pessoal e profissional, a visão de mundo do ponto de vista emocional.
“Foi um momento muito produtivo, uma oportunidade incrível para o público presente ampliar seus conhecimentos e os avanços na área da saúde física e mental, se atualizar com os especialistas e descobrir estratégias para impulsionar seus negócios”, afirmou a presidente da Câmara da Saúde, Bem-Estar, Moda e Beleza da Acic, Juliana Mariani Ananias Pereira.
“Somos cada dia mais digitais. As empresas, independentemente do porte, devem estar atentas quanto à melhoria do desempenho e às mudanças sociais e comportamentais das pessoas”, reforçou o analista do Sebrae Minas Raphael Oliveira.
Programação
Com programação extensa, os assuntos de destaque foram: visão de mundo voltada para resultados; cobrança por perfeição; as exigências do mercado de trabalho e seu impacto na saúde mental; como lidar com as doenças ocupacionais; consciência aplicada ao empreendedorismo; e o impacto das novas tecnologias, incluindo a inteligência artificial, na sociedade.
Caroline Veríssimo acompanhou toda a programação e afirmou que todos os temas abordados foram muito enriquecedores, cada um com o seu conteúdo, com o seu contexto, mas com palestras absolutamente proveitosas e muito construtivas. “E o mais incrível é que, por mais diferentes que fossem os temas, eles estavam interligados”, afirmou, acrescentando que a palestra “Felicidade no trabalho”, ministrada pelo psiquiatra Leandro Augusto, foi o ponto alto do evento. “Como empreendedora da área de consultoria financeira, a palestra me trouxe vários insights para essa questão da felicidade dentro do trabalho e o quão importante é fazer algo que a gente gosta. O especialista nos apresentou formas de como aplicar isso no dia a dia e trouxe uma diferença principal: a aplicabilidade das técnicas que a gente já tem conhecimento na prática do cotidiano”, pontuou.
A diretora geral do Instituto Elizabeth Kalil, Suraya Khalil Lebbos, também participou do Congresso e falou da importância dos temas tratados para o bom funcionamento das empresas, “em como ter mais empatia uns com os outros, da necessidade de ajudar uns aos outros, sejam os clientes ou os próprios funcionários da nossa equipe. E, no meu caso, em relação aos alunos e aos pais também. Então, eu avalio como uma ação muito assertiva e espero que tenhamos mais oportunidades semelhantes”, considerou.
Palestra Magna
Um dos destaques do Congresso foi a participação do professor, palestrante e especialista em inovação Gil Giardelli, com a palestra Magna “Inteligência Artificial – AI Economy: A era da economia da inteligência artificial e do intangível”. Ele demonstrou como a IA, neste novo cenário socioeconômico, tende a predominar no mundo nos próximos 50 anos, exigindo novas políticas governamentais e educacionais, além de iniciativas abertas à inovação.
“Fantástico participar desse primeiro Congresso Ciência e Consciência Aplicada ao Empreendedorismo. O dia de hoje foi de pensar um futuro que já está entre nós, de pensar as novas relações desse ser humano no centro de tudo isso e também do cuidado da saúde mental, do futuro do trabalho, do futuro do talento. Então, esse dia aqui em Contagem foi um vislumbre de um mundo fantástico que está à nossa frente”, concluiu Giardelli.