Projeto de Contagem vence “Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social”

Foto Divulgação

Iniciativas desenvolvidas em Contagem, Santa Luzia, Ouro Preto e Ribeirão das Neves, que promovem capacitação de mulheres de baixa renda,  estão entre os vencedores da premiação organizada pelo Banco

Quatro projetos que oferecem capacitação profissional para promover autonomia financeira e gerar oportunidades para mulheres de baixa renda em Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves e Ouro Preto, na região Central do Estado, estão entre os vencedores da primeira edição do “Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social”. O resultado, publicado nesta segunda-feira (14/7), revela os dez projetos sociais que se destacaram por promover impacto social positivo para grupos e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade social no Estado.

Além de premiação no valor de R$ 14 mil cada, cada uma das instituições passará por capacitação em gestão de organizações sociais. Serão seis módulos com conteúdos síncronos e assíncronos nas temáticas elaboração, gestão e acompanhamento de projetos, prestação de contas, gestão e contabilidade para entidades sem fins lucrativos, fundo para infância e adolescência, fundo da pessoa idosa, ética e integridade.

O objetivo do prêmio é apoiar a estruturação organizacional, a elaboração e a gestão de projetos sociais e, dessa forma, contribuir para a sustentabilidade das atividades da entidade.

“Recebemos diversos projetos que refletem a qualidade e diversidade das iniciativas que acontecem por todo o Estado. Reconhecer e apoiar essas organizações sociais é uma honra para o BDMG, que acredita no potencial do empreendedorismo social para transformar vidas e realidades”, afirma o presidente do Banco, Gabriel Viégas Neto.

Sobre os projetos

A Associação Projeto Casa Aberta, que atua em Contagem, foi reconhecida por oferecer palestras e cursos de culinária para mulheres de baixa renda que encontravam desafios para estudar. A iniciativa, que convida chefs profissionais para as atividades, promove a inserção no mercado de trabalho.

Em Ribeirão das Neves, o Instituto Camará estruturou uma capacitação em estética para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As aulas foram planejadas para contemplar tanto as necessidades do mercado local quanto as habilidades das participantes.

A iniciativa foi premiada por promover a geração de renda a partir da confecção de doleiras entre moradoras de Santa Luzia também foi premiada por promover a geração de renda. O Por Elas: Instituto de Apoio a Meninas e Mulheres buscou parceria com empresas têxteis que doam os tecidos que são matéria-prima para a produção das bolsas.

Já a Associação Empreendelas, no distrito de Antônio Pereira, de Ouro Preto, se destacou por apoiar empreendedoras que atuam com gastronomia, artesanato, estética e bem-estar. O projeto oferece noções de gestão financeira e marketing a partir de palestras e workshops e ainda estruturou uma feira em que as participantes de baixa renda podem vender seus produtos.

Empreendedorismo social

Para contemplar a diversidade de Minas Gerais, o “Prêmio BDMG de Empreendedorismo Social” selecionou projetos de seis macrorregiões do Estado: Norte, Rio Doce, Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Jequitinhonha e Central.

Uma comissão formada por integrantes do BDMG e do Instituto de Cidadania dos Empregados do BDMG (INDEC), parceiro do Banco na execução de suas políticas de responsabilidade social, foi responsável por selecionar os vencedores.

De acordo com as regras, as iniciativas deveriam buscar a autossustentabilidade de uma pessoa ou de um grupo social por meio de negócios locais, capacitações em educação e gestão financeira, e incentivo ao empreendedorismo. Os projetos deveriam ainda ser de instituições jurídicas sem finalidade lucrativa e que tenham executado iniciativa voltada ao desenvolvimento do empreendedorismo social com sede em Minas Gerais e resultados comprovados entre 1º de julho de 2022 e 30 de junho de 2024.  Entre os critérios também estava ter como público-alvo mulheres e/ou jovens entre 14 e 29 anos.

O resultado oficial completo pode ser acessado em www.bdmg.mg.gov.br/premioempreendedorismosocial/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *