Convenções partidárias dão a largada para a corrida eleitoral em Contagem

Fotos Divulgação

Terminou na quarta-feira, dia 16, o prazo para as coligações e partidos políticos escolherem, em convenção, seus candidatos a prefeito e vereador, para as eleições que este ano, por conta da Covid 19, foram adiadas de outubro para novembro. Diferente das anteriores, nesse ano será permitida apenas a coligação entre partidos para candidatos a prefeito. Para vereador, cada agremiação terá de apresentar sua própria chapa e não somará votos como antigamente, quando um candidato forte de um partido elegia outros dos coligados.

O que se observa, mais uma vez, é o registro de candidaturas sabidamente inviáveis para as prefeituras, cujo objetivo é apenas apoiar a chapa de vereadores ou, até, a popularização do nome para disputas em futuros pleitos. Na maioria das localidades é fácil identificar quais candidatos polarizarão as disputas e, como no caso de Contagem e outros municípios com mais de 200 mil eleitores, quais irão ao segundo turno.

A eleição municipal é aquela mais próxima do eleitor. Enquanto presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais exercem sua atividade nas capitais, prefeito e vereador têm de, obrigatoriamente, residir e trabalhar no município. Isso os faz ligados à população e mais susceptíveis a cobranças. São os políticos mais íntimos do povo o que, de certa forma, lhes confere maior representatividade.

Ausências

Alegando motivos pessoais, o atual prefeito de Contagem, Alex de Freitas, tomou a decisão de não concorrer a reeleição. “Eu me propus a ser prefeito, tive a honra de ser o prefeito mais votado, seguirei sendo um prefeito atuante e trabalhador até o último dia da minha gestão… É impossível cuidar da minha vida pessoal disputando nova eleição. Se o fizesse, uma dessas coisas ficaria prejudicada. Desta vez vou escolher a família, os afetos, os amores. E vou continuar acreditando na política como principal instrumento para mudar a vida das pessoas”, Justificou.

Outro nome muito cotado e que não figura entre os possíveis candidatos foi o de Sanders Alves Augusto, presidente da OAB Contagem. Ele foi sondado por um grupo político que contempla importantes agentes da política mineira e nacional para ser candidato a prefeito de Contagem. Indagado sobre o assunto, Dr. Sanders afirmou que declinou do convite para  cumprir o compromisso assumido com a Advocacia até o final do seu mandato que se encerra em dezembro de 2021.

Propaganda eleitoral

No dia 27 de setembro vai iniciar a propaganda eleitoral, inclusive na internet, num período total de 45 dias de campanha propriamente dita. Não há dúvida de que a propaganda eleitoral é o ponto alto de todo esse processo democrático. Sua missão é informar o eleitor. O desafio é de que cada candidatura possa ser bem identificada, a permitir uma escolha consciente.

Por outro lado, a desinformação é inimiga da democracia. Por isso, nessas Eleições 2020, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) editou normativa por meio do qual passa a responsabilizar as candidaturas pela checagem das informações, o que facilitará também o direito de resposta.

A ninguém deve interessar fake news, pois elas têm o condão de deturpar a vontade soberana do eleitor. Bons candidatos devem disseminar boa informação e eleitores conscientes precisam estar atentos às fontes e aos fatos.

Horário estendido

Após mudança do calendário eleitoral, o pleito municipal de 2020 ainda passa por adequações para ocorrer em situação de pandemia. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, decidiu ampliar o horário de votação nas eleições em uma hora. Além disto, haverá horário preferencial de votação dos idosos.

A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança e tentar reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação. Com isso, os eleitores aptos a participar do pleito irão às urnas de 7h as 17h no primeiro turno, marcado para 15 de novembro, e, onde for necessário, no segundo turno, marcado para 29 de novembro.

O TSE também definiu, horário de votação preferencial de 7h as 10h para pessoas acima de 60 anos, que fazem parte do grupo de risco para o coronavírus.

Dois ex-prefeitos buscam o terceiro mandato

 

PT lança Marília Campos candidata a prefeita de Contagem.  Vice será o ex-deputado estadual Ricardo Faria

“Convoco todas e todas para unirmos forças e fazermos uma campanha alegre, bonita, de resgate da autoestima dos contagenses e das contagenses, com a certeza de que temos as melhores propostas para que a nossa gente volte a ser feliz de novo”, disse a deputada estadual Marília Campos, no último dia 13, após ter confirmada a sua pré-candidatura a prefeita da cidade.

O ato político realizado na sequência da convenção partidária do PT que oficializou o nome da pré-candidata reuniu mais de 350 participantes por meio da plataforma Zoom. Em sua saudação aos presentes, ela relembrou o clamor da gente simples que encontrou em muitas andanças pela cidade para voltasse a ser prefeita. E do apelo de lideranças religiosas, sindicais, empresariais, comunitárias e partidárias. “Era impressionante ouvir em todos os cantos da cidade o volta Marília. Sensibilizada, consultei a minha família e após muito refletir tomei a decisão de enfrentar este desafio. Foi uma decisão madura, fortalecida pela certeza de que não estou sozinha nesta caminhada”, ressaltou Marília, que terá ao seu lado Ricardo Faria (MDB), escolhido como pré-candidato a vice-prefeito.

Com a decisão o PT ganhou a adesão do MDB, que veio somar-se ao PCdoB e PSB, que também em convenção, homologou o apoio à petista. O PT, além de oficializar o nome de sua candidata lançou uma chapa com 29 candidaturas à Câmara de Vereadores, das quais nove são mulheres.

 

Podemos e Democratas apresentam os nomes do  ex-prefeito Ademir Lucas e  do advogado Felipe Saliba

Na noite da última segunda-feira, dia 14,  aconteceu a convenção partidária do Democratas e do Podemos, no diretório dos partidos, no coração de Contagem.

O evento reuniu os pré-candidatos à Prefeitura de Contagem Ademir Lucas (Podemos), que já foi gestor da cidade em duas ocasiões, 1989 a 1993 e de 2001 a 2004, e Felipe Saliba (Democratas), advogado renomado na cidade e no estado de Minas Gerais.

Os partidos apresentaram também chapa completa de vereadores e, segundo eles, a campanha visa estabelecer novos rumos para Contagem.

A assinatura da ata da convenção foi um evento simples, reunindo poucas pessoas no espaço de assinatura, e prezou por seguir com rigor todas as medidas exigidas pelas autoridades em saúde, como distanciamento entre as pessoas, uso de máscara e álcool em gel em todos os espaços.

Definição final

Durante a convenção, os dois partidos realizaram a transferência de poderes para a executiva do DEMOCRATAS e do PODEMOS, que ainda deliberam quanto à composição da chapa, que a princípio está definida com Ademir Lucas e Felipe Saliba. A definição final de como ficará essa composição será divulgada até o fim do prazo legal, no dia 25 de setembro.

Candidaturas majoritárias dão visibilidade e fortalecem as chapas de vereadores

Além dos ex-prefeitos, vários partidos lançaram pré-candidaturas em Contagem. Confira a seguir alguns nomes já definidos nas convenções.

Ivayr Soalheiro – PDT

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) de Contagem realizou, no último sábado, dia 12, a convenção municipal, onde confirmou a pré-candidatura de Ivayr Soalheiro à Prefeitura de Contagem e da chapa de 32 vereadores, dos quais 11 são mulheres, uma das maiores chapas femininas do município.  Na chapa, também foi homologada a candidatura de Carlin Moura, ex-prefeito, para a disputa a vereador pelo partido.

O evento foi misto (presencial e virtual – transmitido pelo youtube e pelo aplicativo zoom). Figuras importantes como o presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi; o vice-presidente Nacional, Ciro Gomes; o presidente estadual, deputado federal Mário Heringer, dentre outros deputados e lideranças comunitárias, políticas e empresariais declararam apoio à candidatura de Soalheiro.

O presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, disse que Ivayr é um companheiro combativo e dedicado às causas populares.

Para o vice-presidente nacional do PDT, Ciro Gomes, Ivayr tem história e é um grande defensor das causas sociais.

O presidente estadual do partido, deputado federal Mário Heringer, lembrou que Ivayr sempre demonstrou competência e soube levar os conceitos do PDT para as pastas em que esteve à frente na prefeitura.

O deputado estadual, Carlos Pimenta, reforçou o apoio e disse que Ivayr vai garantir os benefícios que a cidade precisa e merece.

Para a secretária-geral do PDT Nacional, Sirley Soalheiro, Ivayr é um homem íntegro, honesto e que merece o respeito e a confiança de todos.

Durante o seu discurso, Ivayr Soalheiro destacou sobre a escolha em ser candidato a prefeito e também sobre a experiência adquirida ao longo dos anos. “A minha escolha de ser pré-candidato a prefeito foi feita com o coração. Quero ajudar a nossa cidade de Contagem a superar os desafios que virão nos próximos anos. É aqui que eu moro, que criei meus filhos e que trabalho desde muito jovem. Desde os movimentos estudantis que busco soluções e melhorias para que Contagem seja uma cidade melhor”, afirmou.

Professor Irineu – PSL

O Partido Social Liberal (PSL) lançou, no último dia 11, Professor Irineu como pré-candidato à Prefeitura de Contagem. A convenção foi realizada online, tendo apenas a comissão provisória presente no local. O candidato a vice-prefeito não foi divulgado.

Em seu discurso após ter a totalidade dos votos da comissão, Irineu convidou a oposição para fazer parte da mudança que vai acontecer em Contagem. “Se você quer mudança, vem ajudar a mudar. Não se misture com o que temos hoje. Você precisa de estar ao lado de quem realmente quer mudar essa cidade. Por isso, te convido a fazer parte desse grupo aqui, que quer devolver Contagem para os contagenses”, comentou o professor.

Professor Irineu é  pós-graduado em matemática e antes de entrar na política atuou como professor, diretor e administrador na Fundação de Ensino de Contagem (FUNEC). Em 2004, ele foi eleito para seu primeiro mandato como vereador pelo município de Contagem, tendo sido reeleito nos dois pleitos seguintes, 2008 e 2012.

Dois anos após o fim do seu mandato de vereança, recebeu o convite do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio, para ajudá-lo na estruturação do PSL, já tendo vista as eleições presidenciais. Professor Irineu aceitou um segundo pedido feito pela direção estadual do PSL: o de se lançar candidato a deputado estadual. Na eleição, foi eleito com 21.845 votos.

O PSL terá 32 candidatos a vereador, sendo 11 mulheres.

Coronel Fiuza – PTC

O diretório municipal do Partido Trabalhista Cristão (PTC) fez, no último dia 8, convenção virtual para oficializar a pré-candidatura do Coronel Fiuza à Prefeitura de Contagem, e do vice dele, Fernando Gordo. Também foram homologados os nomes de 32 candidatos a vereador para as eleições de novembro. O evento contou com a participação de centenas de filiados, além dos presidentes municipal, estadual e nacional da legenda.

Para o vereador Alessandro Henrique, presidente do PTC em Contagem, o consenso em torno do nome do Coronel Fiuza se deu por esse preencher todos os requisitos segundo o estatuto do partido, além de ser a resposta aos anseios do cidadão contagense.

O presidente estadual da legenda, Anselmo José Domingos, disse que Contagem terá um tratamento especial nessas eleições frente à possibilidade real de vitória. O presidente nacional do PTC, Daniel Tourinho, comprometeu-se em vir ao município. “Estaremos focando nossas energias nas eleições de Contagem, certos da vitória, e, também, já nos preparando para ter um deputado federal da cidade, pelo PTC, em 2022”.

As bases da administração Coronel Fiuza serão a transparência, com foco no combate a corrupção; eficiência, com controle dos gastos públicos; e participação popular, ciente de que uma gestão é mais assertiva quando se dispõe a ouvir as demandas da sociedade.

Dr. Wellington  – REPUBLICANOS

A convenção municipal do Republicanos de Contagem, realizada no dia 10, confirmou como pré-candidato a prefeito o vereador Doutor Wellington Ortopedista.

Em seu primeiro mandato como vereador, Dr. Wellington afirmou que viu no Republicanos uma oportunidade para disputar a eleição majoritária na cidade devido às diretrizes do partido e que deseja aliar sua experiência na área da saúde a uma gestão de qualidade para administrar o município. “É preciso concretizar mudanças estruturantes com uma equipe técnica séria para resultados não apenas na área da saúde, mas também voltada para a economia e o potencial industrial de Contagem”, salientou.

Estiveram presentes juntamente com a presidente do Republicanos de Contagem, Daisy Silva, o deputado estadual Mauro Tramonte e o deputado federal Gilberto Abramo, além de várias lideranças partidárias.

A convenção também homologou 32 candidatos a Vereador pela mesma sigla.

Alfredo Cardoso – PATRIOTA

O diretório municipal do Patriota confirmou a pré-candidatura do empresário Alfredo Cardoso. A convenção aconteceu no último dia 6, na sede do partido à Rua Bárbara Heliodora, 111, no bairro Industrial. A chapa  tem 32 vereadores. O nome do vice não foi divulgado.

Wellington Silveira –  PL

O Partido Liberal ((PL) de Contagem, em convenção realizada no dia 7 de setembro, aprovou o nome do advogado Wellington Silveira como pré-candidato a Prefeitura de Contagem. A candidatura do liberal contradiz as especulações de que ele seria vice.

Com o discurso de fazer uma campanha propositiva e alinhada com os anseios da população, Wellington Silveira tem em sua essência a vocação política. Atual presidente do PL, ele possui um currículo consistente. A exemplo disso, foi o dirigente mais jovem a frente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), administrador das regionais Petrolândia e Eldorado. O Último cargo público foi como procurador adjunto na Câmara Municipal. “A cidade precisa passar por uma mudança verdadeira, que traduza o sentimento que está nas ruas. Nós temos condições de ser essa mudança que todos anseiam”, declarou o candidato.

A chapa completa de candidaturas de vereadores também foi apresentada. Segundo informações de bastidores, a chapa terá um vice indicado pelo Movimento Direita Minas, liderado pelos deputados Cabo Junio Amaral e Bruno Engler.

Lindomar Gomes – PMN

A convenção do PMN, realizada na Avenida José Faria da Rocha, 1379, Eldorado, aprovou o nome de Lindomar Gomes como pré-candidato a prefeito de Contagem e Ingrid Arcanjo, como pré-candidata a vice-prefeita.

O partido acredita em uma gestão moderna que coloque Contagem no século XXI e convidou a todos para acompanhar sua caminhada pelas redes sociais e fazer parte desse projeto coletivo.

A convenção aprovou também o nome de 32 pré-candidatos a vereadores.

Ainda sem definição da majoritária:

– O Solidariedade realizou sua convenção na Câmara Municipal de Contagem, no dia 12. São 32 candidatos a vereador

– PV – A convenção do partido foi no Colégio Novos Tempos, no centro de Contagem. O presidente do partido é o professor Wagner Donato apresentou os 28 candidatos a vereador e sobre a prefeitura será decidido esta semana.

Observação: As informações foram envidas pelos partidos. Outras legendas foram contatadas, mas não conseguimos retorno até o fechamento desta edição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *