Campanha de Vacinação Antirrábica começa na próxima terça-feira, 3/11

Foto Divulgação

Em Contagem, a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos deste ano ocorre esta semana, mais especificamente entre os dias 3 (terça-feira) e 7(sábado), das 9h às 16h30. A vacina não tem contraindicação, podendo ser administrada em fêmeas prenhes e em lactação. A campanha tem como objetivo prevenir e garantir que a doença continue erradicada na cidade.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos. Ela afeta o sistema nervoso central, podendo gerar uma encefalite aguda. A doença mata em quase 100% dos casos, tanto as pessoas quanto os animais. Ela é transmitida pela saliva de animais infectados. A transmissão ocorre, principalmente, por causa das mordidas dos animais, mas podem acontecer em caso de arranhões e lambidas.

Prevenção

A principal forma de prevenção é a vacina antirrábica que protege cães e gatos, cada animal tem direito a receber uma dose gratuita por ano. Outras formas são: evitar contato com animais que você não conhece, prevenir que morcegos entrem nas casas, criar animais silvestres ou tirá-los de seu habitat natural etc. Caso tenha sido atacado por algum animal, limpe o ferimento com água corrente e sabão, e procure atendimento médico imediatamente.

Devido à pandemia, é obrigatório que os tutores estejam usando máscara e evitem aglomeração ao levar o animal para receber a vacina.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *