Frigoarnaldo inicia luta pelo hexa da Copa Itatiaia

 

Em 3 de janeiro de 1984, José Arnaldo Canarinho reuniu os funcionários do antigo Frigoarnaldo Indústria e Comércio, que ficava na Cidade Industrial, para bater uma bola nos finais de semana. Assim surgiu uma das mais tradicionais equipes do futebol amador de Contagem e Região Metropolitana de Belo Horizonte: a Associação Desportista Classista Frigoarnaldo. No próximo domingo (9 de dezembro), o time entrará em campo em busca do hexacampeonato da Copa Itatiaia.

O primeiro adversário na competição será o São José da Lapa, equipe que leva o nome da cidade. A partida será no campo do CSU Amazonas, às 15h30, pelo Grupo 3 da Chave Metropolitana, que também reúne o Fluminense de Mocambeiro (Matozinhos) e o Vila Nova (Santa Luzia). Será a 58ª edição da Copa Itatiaia, considerada a Copa do Mundo de Futebol Amador, mais desejada pelos times e atletas da várzea de Belo Horizonte e região metropolitana.

O Frigoarnaldo é o único pentacampeão do torneio, levantando a taça nas edições de 1989/1990, 1995/1996, 1997/1998, 2009/2010 e 2010/2011. Além disso, foi oito vezes campeão da Chave Metropolitana, que credencia para a Finalíssima contra o campeão da Chave Belo Horizonte. O título é disputado por mais de 30 equipes, escolhidos por critérios técnicos e convites às equipes que se destacam durante o ano.

Com um time formado pela mescla de jogadores jovens e experientes, a atual diretora do Frigoarnaldo, Rose Canarinho, convoca os contagenses para acompanhar a caminhada da equipe. “Conto com o apoio de todos os desportistas e contagenses que gostam do futebol amador, para que juntos possamos nos unir e trazer mais esse importante título para Contagem, que será dedicado ao eterno Canarinho”, destaca.

Fechando a preparação, o Frigoarnaldo fez um jogo treino na última quarta-feira (5) contra a equipe da Portuguesa, de Belo Horizonte. O time do técnico Renato Neves venceu por 4 a 0, com destaque para o atacante Buiu, que entrou na etapa final e marcou dois gols.

Ataque familiar

Um dos líderes do atual elenco, o atacante Nivaldo, de 40 anos, tem uma longa história no Frigoarnaldo, iniciada em 2002 após convite do presidente Canarinho. “No mesmo ano fomos campeões municipal. Joguei por outros clubes e retornei em 2009, ganhando duas edições seguidas da Copa Itatiaia e mais um campeonato municipal”, ressalta.

A 58º edição da Copa Itatiaia será especial para o experiente Nivaldo. Ele terá como companheiro de equipe seu filho Jhonatan Henrique, de 18 anos, formado na categoria de base da equipe de Contagem. “É emocionante. Meu filho sempre me acompanha pelos campos da várzea e jogar com ele na mesma equipe será a realização de um sonho. É uma motivação a mais, vamos buscar juntos esse título”, diz.

O meia atacante Jhonatan Henrique também não esconde a felicidade em estrear no campeonato jogando ao lado do pai. “Todo jogador amador sonha em jogar a Copa Itatiaia, e além de ser minha estreia no campeonato, será uma honra poder jogar ao lado do meu pai, que é o meu ídolo”, destaca.

Títulos municipais

Após vários jogos amistosos, a equipe recém-formada do Frigoarnaldo começou a disputar partidas válidas pela Liga Municipal de Futebol Amador. Nas primeiras participações, sagrou-se tricampeã municipal (1986, 1987 e 1988). O time contava com Espeto, Múcio, Roberto Mocinha, Pelé e Zequinha, dentre outros atletas da época.

“A princípio, era um momento de lazer entre os funcionários, porém, quando o time começou a disputar os campeonatos vieram também atletas de outros times, cidades e foram agregando aos que já tínhamos”, destaca Rose Canarinho. Com o passar dos anos, o time de Contagem foi crescendo, principalmente após a inauguração do Estádio Rinaldo Cota Arnaldo, o campo do Frigoarnaldo, no bairro Eldorado, onde o clube conquistou seus principais títulos, entre eles o de pentacampeão da Copa Itatiaia.

O fundador, diretor e grande desportista do Frigoarnaldo, José Arnaldo Canarinho, morreu em 11 de junho de 2018, deixando um legado de apoio e incentivo ao esporte. Rose Canarinho não deixou que todo o trabalho iniciado há mais de 30 anos terminasse e continua dando sequência. Com a ajuda de parceiros, montou o grupo que disputará a Copa Itatiaia 2018/2019.

Melhor do mundo

Seguindo a tradição do futebol masculino, o Frigoarnaldo se orgulha de abrir espaço para as mulheres. Rose Canarinho exalta que a equipe revelou a atacante Marta, eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo. “No final da década de 90 chegou aqui uma menina vinda de Alagoas. Ela tinha o sonho de se tornar jogadora de futebol e ficou sabendo que tínhamos uma equipe feminina. Demos todo suporte a ela, que disputou alguns jogos pelo Frigoarnaldo. Em seguida, foi transferida para uma equipe de Belo Horizonte, seguindo sua carreira. Marta é um orgulho para nós, e sempre que possível ela vem nos visitar”, afirma.

No início dos anos 2000 foram iniciadas as categorias de base com atletas de 6 a 17 anos para a disputa de campeonatos locais. O número de jogadores foi aumentando e em 2013 a diretoria do Frigoarnaldo decidiu montar equipes para disputar competições da base.

Atualmente são 450 atletas na categoria de base, que revela em media dez jogadores por ano para times profissionais. Um dos últimos destaque foi o goleiro Vitor Eudes, que faz parte do grupo profissional do Cruzeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *