Gastronomia: contagense fatura prêmio e elogio de chef famosa

Aos olhos dos concorrentes, o prato escolhido para fazer bonito diante dos jurados poderia parecer clichê. Mas nas mãos da estudante de gastronomia Liliana Dias Brum, uma versão contemporânea do frango com quiabo e angu não só conquistou o paladar como desbancou adversários. A tradicional receita mineira, preparada pela contagense, rendeu à cozinheira o prêmio de melhor prato do 1º Iron Cheff de Itabira – Festival Gastronômico.
Primeira competição de culinária disputada pela aspirante a chef – estudante do 2º período nas Faculdades Promove de Belo Horizonte -, o evento revelou o talento da moça para pilotar o fogão. Há apenas um ano, ela decidiu jogar para o alto a profissão de enfermeira e encarar o novo ofício, aprendido com a mãe e, agora, aprimorado em sala de aula.
Inscreveu-se no concurso uma semana após perder o emprego e, mesmo sem esperar o prêmio, levou o troféu para casa. “O concurso era muito mais para testar meus conhecimentos e adquirir experiência. Foi tudo muito sem pretensão de ganhar”, assume Liliana.
A estudante foi contemplada com R$ 5 mil, bolsa de 80% para concluir o curso de gastronomia no Promove e um convite precioso: fazer estágio na cozinha do Clandestino, em São Paulo. O restaurante é comandado pela chef Bel Coelho, uma das juradas do concurso, bam-bam-bam da alta gastronomia contemporânea.
Prato principal
O prato principal da estudante levou contra-coxa de frango, quiabo no azeite, banana verde frita, angu de milho e molho de campanha em pétala de cebola; entrada e sobremesa foram trouxinha de taioba com ragu de linguiça e broa de milho com goiabada, ambas com queijo canastra
“Independentemente do resultado, o que os chefs falaram valeu muito mais do que qualquer prêmio e troféu. Ouvir de uma pessoa que tem tantos anos de cozinha, programa de TV e um sucesso enorme que meu prato foi o melhor da noite e que queria comê-lo até o fim não tem preço”, comemora Liliana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *