Vereador Pastor Itamar apresenta projeto para conscientização da ‘Saúde da Mente’

Foto Samuel Junio Tomaz/CMC

A Organização Mundial da Saúde alerta que uma em cada dez pessoas no mundo, 10% da população mundial sofre algum distúrbio de saúde mental. Esses dados representam cerca de 700 milhões de pessoas acometidas por uma doença relacionada à saúde mental. Já o Ministério da Saúde aponta que 12% da população brasileira possui algum tipo de transtorno mental.
Baseado em dados como estes e com a pretensão de que a população passe a ter conhecimento e consciência desta realidade, é que o vereador Pastor Itamar (PRB) apresentou em sessão plenária, a proposta do Projeto de Lei, que institui, no calendário oficial do município, o “Janeiro Branco”, mês dedicado a realização de ações educativas para a difusão da saúde mental.
Segundo o Pastor  Itamar, o projeto tem a finalidade de conscientização pelo fato de ser um assunto que não é tão esclarecido e às vezes nem abordado em diversos setores da sociedade. “O objetivo é  que possamos ter no calendário oficial da cidade, durante janeiro, um mês tão simbólico, quando as pessoas renovam suas esperanças e projetos, a consciência sobre a saúde mental que acomete milhares de pessoas, sendo um tema que precisa ser mais debatido, a fim de buscar caminhos para ajudar as famílias e os pacientes com mais respeito por todos”, e completa: ” assim, o desejo é que durante todo o mês de janeiro, sejam realizadas várias ações para divulgação de dados e  iniciativas que busquem melhorar a vida das pessoas que são acometidas por diversos transtornos da mente. Vamos aguardar agora a votação do projeto”, disse otimista, o vereador Pastor Itamar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *