Daniel Carvalho solicita melhorias em escolas municipais da cidade

Foto Samuel Junio Tomaz

Preocupado com a situação das escolas municipais de Contagem, na terça-feira, dia 23, o presidente da Câmara Municipal de Contagem, vereador Daniel Carvalho, apresentou e fez aprovar requerimento solicitando melhorias para a Escola Municipal José Lucas Filho, localizada no bairro Fonte Grande.

Priorizando a educação e o bem estar dos estudantes, o parlamentar afirma que a instituição de ensino se encontra em estado de precariedade e sem condições de receber os alunos de maneira adequada.  Na oportunidade, ele ressaltou que outras escolas da região Sede, por exemplo, a Escola Municipal Dr. Sabino Barroso, também enfrentam situações de precariedade em sua estrutura.

“Educação de qualidade é direito de todos e é dever do poder público proporcionar um ambiente físico limpo, agradável e seguro aos cidadãos. Não podemos admitir que nossos alunos e profissionais sejam submetidos ao local insalubre como se encontram as escolas da cidade”, destacou Daniel Carvalho.

Em visita à escola, na última semana, a diretora da instituição, Cleire Silva, contou ao vereador que durante as últimas férias, em janeiro deste ano, a escola foi invadida três vezes. Computadores e impressoras foram roubados e a única máquina copiadora foi danificada.  Além dos equipamentos furtados, após as invasões, a situação da rede elétrica ficou ainda pior. “Quem invadiu a escola cortou fio de alarme, fio de telefone, fio de internet e também toda rede elétrica. Sem recursos, atualmente, tudo é improvisado, cheio de gambiarras, com fios remendados. Os banheiros estão totalmente sucateados, sem pias, com os equipamentos quebrados, sem portas, obrigando o compartilhamento dos sanitários por ambos os sexos”, revelou a diretora.

Em relação à limpeza da escola, há a necessidade da manutenção constante do serviço, pois com frequência escorpiões são encontrados nas salas de aula, representando um enorme risco para as crianças.

No período de chuvas, a situação é pior. As salas ficam interditadas, o espaço das quadras alagado, há vazamentos na cantina e em diversas outras dependências do colégio. “Quando chove muito precisamos improvisar um novo ambiente para abrigar as crianças e dar continuidade aos estudos. De forma paliativa, os funcionários da limpeza realizaram alguns reparos nos telhados, colocando cimento para tampar os buracos, porém as medidas não suportam as chuvas intensas”, reforçou Cleire.

Acessibilidade

Outra situação preocupante identificada é a questão da acessibilidade. Segundo o vice-diretor da Escola Municipal José Lucas Filho, Flávio Martins, a escola tem muitos problemas de acessibilidade, como rampas que terminam com degraus. “É um absurdo. Para uma criança, a escola tem muita área de perigo. Inaceitável dentro do ambiente escolar, o espaço cheio de buracos está colocando em risco a segurança de todos – alunos, funcionários, professores e diretores. Constantemente tem gente machucando, caindo, torcendo o pé”, diz.

Recentemente, uma aluna cadeirante não pode ser matriculada na escola devido à falta de estrutura física para receber alunos que necessitam de acesso diferenciado. “A mãe preferiu matricular a filha em uma escola mais longe de sua residência, porém com acesso adequado aos cadeirantes”, lamentou Martins.

O vereador Daniel Carvalho ressalta que a escola tem capacidade para 1.000 alunos e hoje tem apenas 400, ele explicou que a falta de estrutura apropriada impede a utilização completa do local. “Precisamos do apoio urgente da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Obras para reverter essa situação e proporcionar qualidade em todos os serviços ofertados”, reiterou o parlamentar.

Outras escolas e demandas

A solicitação do vereador Daniel Carvalho mobilizou outros vereadores a debater a necessidade de obras e cobrar intervenções em várias instituições de ensino de Contagem.

Daniel Carvalho ressaltou que outras escolas da região Sede, como a Escola Municipal Dr. Sabino Barroso, também enfrentam situações de precariedade estrutural e, antes de passar a palavra, fez um apelo para a administração municipal por intervenções nessas instituições de ensino. “Quero pedir à secretária de Educação e, em especial, ao subsecretário Sérgio Mendes, que olhem com carinho principalmente para essas duas escolas da Sede, que podem receber mais alunos, com mais qualidade”, destacou.

Em aparte, vários parlamentares participaram da discussão reforçando a necessidade de reforma em várias unidades escolares do município. Zé Antônio (PT) parabenizou o presidente por levantar a questão e destacou que “a escola deve ser encarada pelo governo como a casa de cada criança”.

Dr. Rubens Campos (DC), presidente da Comissão de Educação, ofereceu seu apoio, e defendeu que a construção das escolas em tempo integral e das novas Umeis devem caminhar junto com a reforma das unidades de ensino com problemas estruturais.

No mesmo sentido, Daniel do Irineu (PP) reforçou a necessidade da entrega das obras de reforma e construção das escolas dentro do prazo estipulado pela administração.

Daniel Carvalho encerrou ressaltando a importância do debate e pedindo uma ação conjunta para a melhoria da estrutura das escolas de todas as regiões de Contagem. “Precisamos do apoio urgente da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Obras para reverter essa situação e proporcionar qualidade em todos os serviços ofertados”, concluiu o parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *