Prefeitura assegura de 154 milhões para obra de abertura da avenida Maracanã

Foto Cássio Matias

Serão feitas obras de saneamento e mobilidade, além da construção de um parque linear para lazer. Prefeito Alex de Freitas destaca que “o avanço desta obra vai trazer mais dignidade e qualidade de vida à população”

A Prefeitura de Contagem assinou no final do mês de abril, o contrato com a Caixa Econômica Federal (CEF) para a liberação de R$ 154 milhões para a construção da avenida Maracanã, que vai ligar as regionais Sede e Vargem das Flores, reduzindo em pelo menos meia hora o tempo de deslocamento. Além das melhorias ambientais, as obras de drenagem e esgotamento sanitário, com implantação de um parque linear, estão relacionadas ao projeto municipal de modernização do transporte coletivo. A abertura da avenida Maracanã é aguardada pela população há 40 anos.

O prefeito Alex de Freitas destacou a importância da parceria com o governo federal. “O avanço desta obra vai trazer mais dignidade e qualidade de vida à população. É impossível que isso ocorra sem saneamento básico, mobilidade e segurança. O poder público precisa fazer sua parte e resgatar a esperança dos que mais necessitam”, afirma.
A Implantação da Macrodrenagem e a Melhoria do Transporte Público Coletivo do Complexo Maracanã integram o Programa Avançar Cidades. A parceria entre a CEF, Ministério do Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Contagem vai viabilizar o investimento. A gestão será da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Semobs), por meio da Unidade de Coordenação do Projeto (UCP – Maracanã).
Serão executadas obras de macrodrenagem e de um sistema eficaz de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O parque linear será construído ao longo do leito do córrego Maracanã, com área arborizada e calçamento para pedestres, trazendo melhorias ambientais e mais estrutura urbana.
As adequações no esgotamento sanitário e no sistema viário são necessárias diante do crescimento urbano. A falta de saneamento básico leva à poluição dos cursos d’água. Com a implantação do Complexo Maracanã, a população terá vários benefícios, como melhor escoamento do trânsito, mais segurança em uma área de lazer com pistas de caminhada e ciclovia, além da eliminação de focos de doenças. O córrego Maracanã será totalmente revitalizado.
“A Prefeitura de Contagem tem dado exemplo de como um time bem organizado consegue desenvolver bons projetos. O contrato que acaba de ser firmado mostra como o Município está capacitado para financiar e assumir grandes investimentos. Percebemos também como o ajuste fiscal está bem alinhado e os técnicos preparados para a elaboração de projetos eficientes”, destaca o superintendente da CEF, Marcelo Bonfim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *