Vereadores tomam posse na Câmara e Alex Chiodi é o novo presidente do Legislativo

Foto Leandro Perché

A Câmara Municipal de Contagem realizou, no dia 1º de janeiro, a cerimônia de posse dos 21 vereadores da 19ª Legislatura (2021/2024), da prefeita Marília Campos e do vice-prefeito Ricardo Faria.

Seguindo as medidas recomendadas de prevenção à Covid-19, a solenidade teve público restrito, e foi transmitida ao vivo pela página da Câmara no Facebook. O deputado estadual Professor Irineu e o deputado federal Leo Motta estiveram presentes, prestigiando seus respectivos filhos, Daniel do Irineu (PP) e Abne Motta, empossados como vereadores de Contagem.

Na ocasião, foi realizada também a eleição da nova mesa diretora da Casa para o biênio 2021/2022. A única chapa concorrente foi eleita por unanimidade pelos parlamentares. Presidida pelo vereador Alex Chiodi (Solidariedade), é composta, ainda, por Zé Antônio do Hospital (PT) como 1o vice-presidente, Glória da Aposentadoria (PSDB) como 2a vice-presidente, José Carlos Gomes (Avante) como 1º secretário, e Pastor Itamar (PSC) como 2º secretário.

Após a posse dos vereadores e da mesa diretora, Carlin Moura (PDT) quebrou o protocolo para enaltecer o papel do Legislativo Municipal no desenvolvimento das políticas públicas e destacou a composição da 19a Legislatura. “O vereador Alex Chiodi vai presidir uma Câmara Municipal que tem a maior bancada feminina dos últimos anos, com a maior composição de negros e negras da história de Contagem, na qual tenho a honra de representar a pessoa com deficiência, e que tem grande representação da juventude”.

O vereador ressaltou a expectativa por ações da nova administração municipal em relação ao enfrentamento à pandemia da Covid-19. E aproveitou para já solicitar a formação de uma comissão parlamentar com o objetivo de debater ações de defesa civil para minimizar os impactos das chuvas no município. O pedido foi prontamente atendido pelo presidente Alex Chiodi, que prometeu criar a comissão já na próxima semana, além de nomear vereadores para acompanhar as políticas e ações municipais de combate ao novo coronavírus.

Posse do Executivo

Após os vereadores, foi a vez da prefeita Marília Campos (PT) e do vice-prefeito Ricardo Faria (MDB) serem empossados na Câmara Municipal.

O novo presidente do Legislativo abriu os trabalhos agradecendo a Deus por sua eleição, cumprimentou cada um dos vereadores e lembrou sua mãe, Maria José Chiodi, “primeira mulher a presidir a Câmara de Contagem”. Em seguida, ressaltou a necessidade de parceria entre os poderes para lidar com os desafios que a cidade enfrenta e dar as respostas que a população precisa.

“A Câmara tem e terá papel fundamental. Terá uma parceria grande com a Prefeitura, mas não se omitirá em cobrar e fiscalizar, para que possamos alcançar todos os objetivos que, tenho certeza, são os mesmos de sua gestão. Esta Casa irá ajudar a construir políticas públicas importantes, necessárias e que realmente atinjam as expectativas da nossa população”, disse Chiodi.

De acordo com o parlamentar, é hora de deixar as disputas eleitorais para trás e pensar no futuro. “Não tenho dúvidas de sua capacidade, Marília, e de que o vice-prefeito Ricardo terá um papel fundamental nessa gestão. E não tenha dúvidas de que os 21 vereadores torcem pelo sucesso de seu governo, pois o sucesso de sua gestão é o sucesso do povo de Contagem”, completou Chiodi, acrescentando que “há temas a serem debatidos, como o IPTU, o retorno presencial das aulas, obras em andamento, entre outros”.

Em seguida, Ricardo Faria agradeceu a confiança dos eleitores e de Marília Campos e enalteceu a trajetória da prefeita, assim como suas características. Em sintonia com Chiodi, propôs “um pacto social pela nossa cidade”.

A chefe do Executivo, por sua vez, agradeceu à Justiça Eleitoral e às polícias, bem como a todos os candidatos do pleito de 2020, enaltecendo a bancada feminina da Câmara. Marília falou ainda da honra e orgulho em assumir, pela terceira vez, a terceira maior economia do Estado.

“Tenham a certeza de que vou trabalhar de forma incansável para que a nossa cidade se reencontre com ela mesma e volte a ser, como repetimos várias vezes durante a campanha, feliz de novo. Apesar da crise econômica e sanitária que atravessamos, estou otimista, pois acredito em nossa gente e na soma dos nossos esforços para vencer os obstáculos e enfrentar a pandemia de forma firme, coerente e atenta aos avanços da ciência”, destacou a prefeita.

Em seu discurso, Marília Campos se comprometeu a potencializar as ações para aquecer a economia e gerar empregos, reforçar a transparência e a participação popular, e governar para toda a população de todas as regiões.

Após a posse, em solenidade na Prefeitura de Contagem, Marília Campos, acompanhada de seu vice e do presidente da Câmara, anunciou seu secretariado e reafirmou o desejo de caminhar em parceria com Legislativo.

Vereadores eleitos para a 19a Legislatura

Alexsander Chiodi Maia – Alex Chiodi (Solidariedade)

Arnaldo Luiz de Oliveira – Arnaldo de Oliveira (PTB)

Bruno Braga Batista – Bruno Barreiro (PV)

Carlos Magno de Moura Soares – Carlin Moura (PDT)

Daisy Daniela de Barros da Silva – Daisy Silva (Republicanos)

Daniel Flávio De Moura Carvalho – Daniel Carvalho (PL)

Daniel Pereira Fonseca Silva – Daniel do Irineu (PP)

Denilson Elias Silva de Oliveira – Denilson da JUC (PSL)

Gil Antônio Diniz – Teteco (MDB)

Glória de Fátima Lopes Pena – Glória da Aposentadoria (PSDB)

Hugo Otávio Costa Vilaça – Hugo Vilaça (Avante)

Itamar do Santos da Silva – Pastor Itamar (PSC)

José Antônio Procópio de Almeida – Zé Antônio do Hospital Santa Helena (PT)

José Carlos Carneiro Gomes – José Carlos Gomes (Avante)

José Geraldo Rodrigues de Almeida – Gegê Marreco (PTB)

Kewem Abne do Carmo – Abne Motta (DC)

Leandro Viana da Silva – Léo da Academia (PL)

Marcos Vinícius Rangel de Faria – Vinícius Faria (Republicanos)

Moara Correa Saboia – Moara Saboia (PT)

Ronaldo Paulo da Silva – Ronaldo Babão (Cidadania)

Silvia da Cruz Messias – Silvinha Dudu (PV)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *